Bem Vindo à Guitanda!

Violão Amilton Gomes 2013 SP/MP "Classica Top" (VENDIDO)

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

Amilton Gomes 2013 "Classica Top" - Novo
Violão Clássico
 
Condição: estrutural (5/5), estética (5/5)
Tampo: Abeto (maciço)
Fundo e laterais: Maple (maciço)
Braço: Cedro brasileiro
Escala: Ébano, tradicional, 19 trastes
Formato do braço: “C”, suave e fino
Acabamento: Poliuretano
Rastilho e pestana: Osso
Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)
Comprimento de corda: 650 mm
Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42/57,5 mm
Tarraxas: Rubner
Tensor: Não
Estojo: Sim

* Selecione a opção "À vista: depósito, cheque, dinheiro" ao finalizar a compra, e o desconto será aplicado antes da confirmação de fechamento do pedido 

Diagonal

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

  • Frente
  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Diagonal fundo
  • Mão
  • Tarraxas Rubner
  • Mão: costas
  • Roseta e cavalete
  • Detalhe: roseta e filetação
  • Selo
  • Estojo

Detalhes

Violão Amilton Gomes 2013 SP/MP "Classica Top" n.75:

O luthier brasileiro Amilton Gomes tem um trabalho bastante raro, na autenticidade e esmero que entrega em seus violões. Ele se inspira na tradicional escola espanhola para construir seus instrumentos clássicos, com violões de sonoridade presente e vigorosa. E tem na produção flamenca um de seus pontos fortes, com guitarras flamencas autênticas, de sonoridade bem característica e estilo fiel à escola espanhola. Ele próprio tem se dedicado há anos a tocar flamenco, com forte influência de Paco de Lucia, e isso transparece no seu estilo de construir. Com genuínas guitarras flamencas, tanto blancas como negras, que possuem beleza de timbre e de acabamento, seu trabalho é elogiado por intérpretes e citado como um dos mais competentes luthiers brasileiros no estilo.
  
Este exemplar se trata do modelo "Clássica Top" do luthier, com fundo e laterais em maple e tampo em abeto europeu, ambos de qualidade altíssima.  O maple, de corte radial, possui veios retos, homogeneidade, e um belo efeito tigrado ao refletir a luz. É uma madeira muito bela, que traz uma sonoridade mais macia e redonda. O abeto do tampo é de uma qualidade muito boa, com corte radial, estruturas medulares e boa densidade de veios. Braço de cedro brasileiro e escala de ébano. Um conjunto de madeiras de muito alta qualidade.
  
O timbre é muito interessante, vigoroso, incisivo, como violões tradicionais espanhóis, mas com nitidez acima da média. Existe um brilho e aspecto cristalino no timbre, que tornam o violão definido, sem perder a maciez que dá o maple . O ataque, como é característico nos fundos de maple, é redondo, com maciez, mas o luthier conseguiu dar ainda uma certa articulação e incisividade, o que torna a sonoridade, em conjunção com o decaimento rápido, definida e articulada, mas ao mesmo tempo doce. A sustentação é média, e dá possibilidades de expressão, com bom vibrato e cantabile. 
   
O volume é bom, com presença e projeção que possui boa ambiência, difundindo o som para todos os lados, de forma a preencher com suavidade um ambiente. O retorno para quem toca é excelente, e quem toca pode ouvir bem o som do violão, de forma honesta em relação ao como ele projeta para a audiência. Nos pianos, possui bom corpo, e aguenta muito bem toques fortes, atingindo uma dinâmica interessante, sem estourar ou distorcer muito. O instrumento tem uma explosividade que gera boa resposta nos fortíssimos, e assim, uma gama dinâmica muito boa. Pelo quê de suavidade no ataque, mesmo em toques mais pesados o violão não chega a se tornar muito espetado, possuindo assim bom desempenho dinâmico superior.
 
O equilíbrio é ótimo. É claro, como um violão tradicional, possui certas diferenças entre notas, mas bem sutis e com boa tendência de se minimizarem ainda mais com o amadurecimento. A sonoridade tem bom corpo nas cordas agudas, a terceira corda é bem aberta em se considerando a idade, e os bordões são vigorosos, equilibrados com as primas. Entre casas, a potência, ataque, decaimento e timbre de cada posição é bem consistente, inclusive em posições altas. A afinação é excelente, com o instrumento sendo surpreendentemente fácil de afinar, e mantendo boa consistência de afinação ao longo do braço.
 
A tocabilidade é ótima. O braço, com forma de C, suave, arredondado e numa espessura fina e confortável, permite uma pegada cômoda. A calibragem é muito bem feita, respondendo bem a toques potentes, sem trastejar, mesmo com cordas numa altura confortável para a mão esquerda. Com a experiência de conseguir regular instrumentos flamencos, que necessitam ter baixa altura de cordas e um ajuste perfeito pra não trastejarem, o luther Amilton Gomes consegue em geral uma regulagem muito bem ajustada nos seus instrumentos clássicos também.
 
O verniz utilizado é o poliuretano, que garante bastante proteção. O acabamento é interessante, bem clássico e estilo espanhol. A combinação das coresclaras das madeiras e escuras dos filetes e do mosaico da roseta é bela, e aliada à escala e o cavalete que são escuros, proporciona um contraste e aspcto elegante ao instrumento. O verniz e a montagem muito bem feitos, e a mão com formato bem espanhol. A madeira do fundo tem uma aparência fantástica, complexa com seu efeito tigrado, e causa ótima impressão.
 
Acompanha estojo térmico e tarraxas alemãs Rubner. 
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo.
- estética: 5/5. Excelente estado, é novo.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Timbre vigoroso, nítido e bem espanhol. Articulado e macio ao mesmo tempo. Equilibrio e bom desempenho nas dinâmicas fortes. Tocabilidade ótima, com ajuste calibrado de cordas. 
  
Pontos fracos: É novo e a sonoridade ainda vai amadurecer. A sonoridade do maple possui menos profundidade que a do jacarandá, tornando o som mais límpido e leve. Pra quem busca sonoridade mais pesada e grave, pode não ser indicado..
 
Conclusão: Destaca-se um timbre muito belo, com maciez, presença e articulação. Qualidades raramente vistas juntas, e que conferem ao instrumento uma certa peculiaridade sonora de ser doce mas agressivo. É um instrumento tradicional, com forte influência espanhola, e portanto possui agressividade e brilho, mas tem também seu lado mais suave. Isso o torna muito versátil, pois pode ser usado para repertório mais nacionalista e rítmico, como música espanhola, século XX, choros, etc.. Mas também possui cantabile e doçura para romantismo, valsas. Além disso, a boa nitidez e articulação dos bordões permitem abordar o repertório renascentista, barroco e clássico. Enfim, bem versátil, com timbre belo, excelente tocabilidade e afinação. Muito recomendado para quem procura um instrumento bem espanhol, com sua presença e boa potência, mas que deseja certa delicadeza, versatilidade e excelentes atributos para todos os estilos.
 
 

Informações Adicionais

Especificações Não

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.