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Violão Flamenco Amilton Gomes 2010 CD/BR "Negra Top" (VENDIDO)

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Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)


Amilton Gomes 2010 "Negra Top" - Novo

Violão Flamenco - Negra

 

Condição: estrutural (5/5), estética (5/5)

Tampo: Cedro Canadense (sólido)

Fundo e laterais: Jacarandá Baiano (sólido)

Braço: Mogno

Escala: Ébano, Sobreposta (tradicional), 19 trastes

Formato do braço: “C”, suave e fino

Acabamento: Poliuretano

Rastilho e pestana: Osso



Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)

Comprimento de corda: 660 mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 41/57 mm

Tarraxas: Condor

Estojo: Incluso






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  • Detalhe: roseta e filetação
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Detalhes

Violão Flamenco Amilton Gomes Modelo 2010 CD/BR "Negra Top":
(ESTE VIOLÃO FOI VENDIDO, NOS CONSULTE PARA SABER COMO ENCOMENDAR)
 
O luthier brasileiro Amilton Gomes tem um trabalho bastante raro, na autenticidade e esmero que entrega em seus violões. Ele tem na produção no estilo flamenco o seu ponto forte, com guitarras flamencas autênticas, de sonoridade bem característica e estilo fiel à escola espanhola. Ele próprio tem se dedicado há anos a tocar flamenco, com forte influência de Paco de Lucia, e isso transparece no seu estilo de construir. Com genuínas guitarras flamencas, tanto blancas como negras, que possuem beleza de timbre e de acabamento, seu trabalho é elogiado por intérpretes e citado como um dos mais competentes luthiers brasileiros no estilo.
 
No universo flamenco, as guitarras que possuem caixa em madeiras escuras, como o jacarandá, são chamadas de "negras", tanto com tampo de pinho como de cedro. As negras são guitarras flamencas com maior sustentação que as blancas (as com caixa em madeira clara, como o cipreste ou maple), porém ainda mantendo a característica de ataque agressivo e decaimento rápido flamencos, e são mais versáteis, com possibilidade de serem solistas, conduzirem melodias, e também boas acompanhadoras. São, por exemplo, as negras que Paco de Lucia utiliza mais comumente
.
Este exemplar se trata do modelo Top do luthier, com fundo e laterais em jacarandá baiano, sendo portanto uma negra, e  tampo em cedro canadense de alta qualidade.  O jacarandá é bem desenhado, com um corte semi-radial, e propicia boa sustentação e profundidade de graves. O cedro canadense é de uma qualidade muito boa, com corte radial, estruturas medulares, boa densidade e beleza visual.
 
O timbre é muito bom, com corpo e presença, mas toque de brilho. Um timbre agressivo mas sofisticado, muito belo. O ataque é bem presente, com decaimento rápido e sustentação razoável. O que impressiona é como o luthier conseguiu conjugar todos os fatores de forma a resultarem numa autêntica guitarra flamenca, sem ter uma sonoridade caricata e seca demais, ou clássica demais. É difícil encontrar essa medida, principalmente nas negras com tampo de cedro, que podem tender a soarem como violões clássicos aflamencados. Este não é o caso aqui, e esta guitarra tem o sabor flamenco autêntico, com as características solistas de uma negra, adequada para melodias mas também sem embolar nos rasgueados, e com picados bem pronunciados.
 
O volume é bom, com bastante presença e projeção que mistura ambiência e alcance. Um som cheio, nítido e com penetração. O equilíbrio entre casas é bom, com comportamento sonoro coerente em todas as posições. As primas são bem projetadas com bordões robustos e nítidos. A terceira corda é muito boa, com brilho, e a primeira corda é um pouquinho mais espetada que as demais.
 
A afinação e muito boa, funciona bem mesmo com o capo em diversas posições, e a tocabilidade é ótima. O braço tem o ângulo zero, paralelo ao tampo, gerando altura de cordas boa para os golpes de mão direita, com forma de C, suave, arredondado e  numa espessura fina e confortável. A calibragem é muito bem feita, respondendo bem a toques potentes, sem trastejar, mesmo com cordas numa altura confortável para a mão esquerda.O comprimento de corda é 660mm, mas o conforto é tamanho que é difícil perceber. Talvez porque o comprimento maior é em parte compensado pelo menor espaçamento entre cordas, e em parte pela boa regulagem. Assim, pode-se usufruir as vantagens do comprimento 660, como a potência e a maior facilidade para acordes apertados, principalmente com o uso do capo.
 
O verniz utilizado é o poliuretano, que garante bastante proteção, e possui golpeador transparente. O acabamento é um dos pontos altos, com muito bom gosto e esmero. A combinação das cores avermelhadas e róseas dos filetes e roseta com o cedro do tampo é de muito bom gosto. O verniz e a montagem muito bem feitos, e a mão com formato bem espanhol.
 
Tarraxas Condor e estojo AMS inclusos. 
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo.
- estética: 5/5. Excelente estado, e com bom acabamento.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Timbre sofisticado, encorpado. Bom volume. Tocabilidade ótima, com ajuste calibrado de cordas. Excelente equilíbrio das características de uma negra, com versatilidade para solo e acompanhamento. Acabamento muito bom.
 
Pontos fracos: Poderia ter mais uniformidade entre a primeira corda e as demais. Os opcionais como tarraxas e estojo devem ser adquiridos a parte.
 
 
Conclusão: É um instrumento ótimo, genuinamente flamenco, o que é muito difícil encontrar numa negra, e também no Brasil. O timbre é belo, sofisticado, encorpado, e encanta. A estrutura interna, cavalete, angulo de braço e, principalmente a sonoridade, são flamencos puros. Mas tem bastante versatilidade, tanto dentro do flamenco, como pode inclusive ser usado em música clássica, dando um sabor diferente a esse tipo de repertório. A tocabilidade é ótima, e a afinação também. Um grande instrumento, que mistura o aspecto rítmico com o melódico de forma bem harmoniosa. E o visual também é muito atrativo. Fortemente recomendado.
 
 

Informações Adicionais

Especificações Não

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