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Violão Flamenco Amilton Gomes 2011 SP/MP "Blanca Top" (VENDIDO)

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Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

Amilton Gomes 2011 "Blanca Top" - Novo

Violão Flamenco - Blanca

 

Condição: estrutural (5/5), estética (4,5/5)

Tampo: Abeto Europeu (sólido)

Fundo e laterais: Maple (sólido)

Braço: Cedro

Escala: Ébano, Sobreposta (tradicional), 19 trastes

Formato do braço: “C”, suave e fino

Acabamento: Poliuretano

Rastilho e pestana: Osso



Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)

Comprimento de corda: 660 mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42/57 mm

Tarraxas: Gotoh

Estojo: opcional






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Diagonal

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  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Diagonal: fundo
  • Mão: frente
  • Tarraxas Gotoh
  • Mão: costas
  • Roseta e cavalete
  • Detalh: roseta e filetação
  • Ambiente
  • Selo

Detalhes

Violão Flamenco Amilton Gomes 2011 SP/MP "Blanca Top":
 
O luthier brasileiro Amilton Gomes tem um trabalho bastante raro, na autenticidade e esmero que entrega em seus violões. Ele tem na produção no estilo flamenco o seu ponto forte, com guitarras flamencas autênticas, de sonoridade bem característica e estilo fiel à escola espanhola. Ele próprio tem se dedicado há anos a tocar flamenco, com forte influência de Paco de Lucia, e isso transparece no seu estilo de construir. Com genuínas guitarras flamencas, tanto blancas como negras, que possuem beleza de timbre e de acabamento, seu trabalho é elogiado por intérpretes e citado como um dos mais competentes luthiers brasileiros no estilo.
 
No universo flamenco, as guitarras que possuem caixa em madeiras claras, como o cipreste ou o maple, são chamadas de "blancas", tanto com tampo de pinho como de cedro. As blancas são guitarras flamencas com menor sustentação que as negrass (as com caixa em madeira escura, como o jacarandá), com a característica de ataque agressivo e decaimento rápido flamencos, e são muito boas acompanhadoras. As blancas traduzem a tradição de dança e canto do flamenco.
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Este exemplar se trata do modelo Top do luthier, construído no final de 2011, com fundo e laterais em maple figurado, sendo portanto uma blanca, e  tampo em abeto europeu.  O maple é lindo, com efeito figurado flamed, alta densidade e corte radial, e o abeto (pinho) é de uma qualidade boa, com ótimas propriedades acústicas, corte radial, estruturas medulares e boa densidade. O braço é de cedro brasileiro e a escala de ébano. São muito boas madeiras, com destaque para o maple belo e sonoro.
 
O timbre é límpido, com ataque e presença, e certa secura. Um timbre agressivo mas sofisticado, belo e bem balanceado. O ataque é bem presente, com decaimento abrupto e média sustentação. O que impressiona é como o luthier consegue conjugar todos os fatores de forma a resultarem numa autêntica guitarra flamenca, sem ter uma sonoridade caricata e seca demais, ou clássica demais. É difícil encontrar essa medida, e nesta blanca, temos também certa doçura, mas sem perder a percussividade. A guitarra tem o sabor flamenco autêntico, sem embolar nos rasgueados, e com picados bem pronunciados e boa dose de percussividade.
 
O volume é bom, com projeção pontuda e penetrante. A nitidez é excelente, sem embolar nos rasgueios. O equilíbrio entre casas é bom, com comportamento sonoro coerente em todas as posições. As primas são bem projetadas com bordões robustos e nítidos. A corda sol, condizente com a quarta e segunda cordas. A primeira corda possui bom corpo.
 
A afinação é muito boa, funciona bem mesmo com o capo em diversas posições, e a tocabilidade é excelente. O braço tem o ângulo zero, paralelo ao tampo, gerando altura de cordas boa para os golpes de mão direita, com forma de C, suave, arredondado e numa espessura fina e confortável. A calibragem é bem feita, respondendo bem a toques potentes, mesmo com cordas numa altura confortável para a mão esquerda.O comprimento de corda é 660mm, mas o conforto torna difícil perceber a escala mais longa. Talvez porque isso é compensado pela ótima regulagem. Assim, pode-se usufruir as vantagens do comprimento 660, como a potência e a maior facilidade para acordes apertados, principalmente com o uso do capo. Em resumo, a tocabilidade é fora de série, maior que em instrumentos de 650 até.
 
O verniz utilizado é o poliuretano, que garante bastante proteção, e possui golpeador transparente protegendo os dois lados. O acabamento tem muito bom gosto e esmero. O verniz e a montagem são muito bem feitos, e a mão tem formato bem espanhol. Neste exemplar, há algumas pequenas marcas no verniz de cada lado do cavalete, feitas na própria oficina no processo de colagem do mesmo.
 
As tarraxas são as japonesas Gotoh, e o estojo opcional é de marca Contemporânea.
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo.
- estética: 4,5/5. Excelente estado, apenas 2 pequenas marcas no verniz em cada lado do cavalete.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Timbre belo, bem balanceado entre o aspecto seco e o ressonante, e certa doçura. Tocabilidade excelente, com ajuste calibrado de cordas. Ataque firme e nitidez.
 
Pontos fracos:  O violão é novo, e a sonoridade ainda precisa de mais tempo para amadurecimento no abeto. Sustentação média, não baixa, pode frustrar quem quer um som ainda mais percussivo.
  
Conclusão: É um instrumento genuinamente flamenco, o que é muito difícil encontrar no Brasil. O timbre é belo, sofisticado, agressivo e doce. A estrutura interna, cavalete, angulo de braço e, principalmente a sonoridade, são flamencos puros. Tem caráter que pode tanto ser solista, como também é excelente acompanhador com rasgueados definidos e nítidos. A tocabilidade é excelente, e a afinação também. Um muito bom instrumento, que mistura o aspecto rítmico com o melódico de forma bem harmoniosa. Muito indicado para baile, e pra quem gosta do aspecto doce que traz o maple, dentro da agressividade sonora flamenca.
 
 

Informações Adicionais

Especificações Não

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