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Violão Antônio de Pádua 2010 CD/BR "Workshop" (VENDIDO)

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Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(ESGOTADO) 

 
Antônio de Pádua 2010 "Workshop" - Coleção do Luthier

Violão Clássico

 

Condição: estrutural (5/5), estética (2,5/5)

Tampo: Cedro (sólido)

Fundo e laterais: Jacarandá Baiano (sólido)

Braço: Cedro

Escala: Ébano, Sobreposta (tradicional), 19 trastes

Formato do braço: “C”, suave

Acabamento: Goma-Laca tampo, Poliuretano demais partes

Rastilho e pestana: Osso



Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)

Comprimento de corda: 650 mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42/56 mm

Tarraxas: Condor

Tensor: não

Estojo: opcional




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Diagonal

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  • Frente
  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Mão
  • Tarraxas Condor
  • Mão: costas
  • Roseta e cavalete
  • Detalhe: roseta e filetação
  • Reparo perto da culatra
  • Selo

Detalhes

Violão Clássico Antônio de Pádua 2010 CD/BR, "Workshop" (Moacir Santos):
 
(ESGOTADO) 
O luthier brasileiro Antônio de Pádua Gomide faz parte de um núcleo muito forte de luteria que tem se desenvolvido no sul de Minas Gerais desde a década de 1990. Antônio de Pádua tem como forte influenciador o lendário luthier Roberto Gomes, com o qual teve contato próximo ao longo de muitos anos. A partir dessa influência, passou a desenvolver um trabalho autoral, com construção focada em versatilidade de estilo e consistência na qualidade sonora. É hoje um dos luthiers mais tradicionais e consolidados desse núcleo mineiro, e tem sido fundamental na consolidação dessa escola, contribuindo na formação de diversos luthiers de qualidade em sua oficina.
 
Neste instrumento, temos um exemplo desse trabalho. É um violão construído na oficina de Antônio de Pádua, sob sua supervisão e diretrizes, pelo luthier Moacir Santos. Daí o nome do modelo ser "workshop" (que significa "oficina", em inglês). É um exemplar que ficou alguns meses na oficina do Antonio de Pádua, sendo mostrado a clientes e músicos que visitavam o local.
 
Como não podia deixar de ser, as características do instrumento são bastante próprias de instrumentos do Antônio de Pádua, apesar de peculiaridades sonoras. É um instrumento de construção tradicional, no modelo espanhol, com estrutura em leque, tampo de cedro e fundo e laterais de jacarandá baiano. A estética da mão e detalhes de ornamentação são condizentes com os padrões do Antônio de Pádua.
 
A sonoridade é tradicional, com timbre macio e doce, com o corpo e presença do cedro. Não é nem estridente nem opaco, mas numa faixa sonora que transmite equilíbrio e clareza. O ataque é semi-pronunciado, com decaimento lento e sustentação média. O volume e a projeção, com ambiência e alcance, são razoáveis. O equilíbrio vertical (entre as cordas) é bom, com bom corpo em todas as cordas. A relação entre primas e bordões é muito boa, com bordões não encobrindo as primas sonoras. O equilibrio horizontal (entre casas) é bom, há somente algumas casas com ressonância levemente desigual, como é comum em instrumentos tradicionais, e que tende a se amenizar com o amadurecimento.
 
A tocabilidade é razoável. O braço é em formato de C suave, arredondado mas não muito, e de espessura fina sem exagerar. A regulagem está num padrão médio de altura, responde bem toques normais, sem trastejo.
 
O verniz utilizado é o poliuretano (PU) no corpo e goma-laca no tampo, o que confere proteção e sonoridade. Escala tradicional de ébano, braço de cedro brasileiro.
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. É um violão recém-construído.
- estética: 2,5/5. Marcas superficiais no verniz do tampo, da experimentação na oficina, e marca de reparo no tampo, perto da culatra.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Sonoridade tradicional balanceada com nitidez acima da média para cedro. Bom equilíbrio e timbre macio. Valor reduzido.
 
Pontos fracos: Volume razoável. Estética.
 
Conclusão: É um instrumento de bom custo-benefício. O seu forte é a boa mistura de atributos, com sonoridade balanceada, bom equilíbrio, sustentação, nitidez e articulação. Um violão com alguns detalhes estéticos, mas com custo reduzido. Bastante propício para estudo, e pequenos recitais de musica clássica. Bastante recomendado para música popular, MPB, pelo balanceamento bom de acordes e sonoridade macia.

Informações Adicionais

Especificações Não

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