Bem Vindo à Guitanda!

Violão Tessarin 2011 SP/BR + captação Carlos Juan (VENDIDO)

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)

 

Tessarin no.660 - Usado

Violão Clássico

 


Condição: estrutural (5/5), estética (4/5)

Tampo: Abeto (maciço)

Fundo e laterais: Jacarandá Baiano (maciço)


Braço: Cedro

Escala: Ébano, tradicional, 19 trastes

Formato do braço: “C”, levemente plano atrás.


Acabamento: Goma-laca tampo, PU corpo 


Rastilho e pestana: Osso


Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)

Comprimento de corda: 645 mm


Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42/57,5 mm

Tarraxas: Alessi

Tensor: Não

Captação: Carlos Juan CP-1 high end

Estojo: AMS (incluso)


Diagonal

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

  • Frente
  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Diagonal fundo
  • Mão
  • Tarraxas Alessi
  • Mão: costas
  • Roseta (russa) e filetação
  • Detalhe: roseta e filetação
  • Captação Carlos Juan CP-1 high end
  • Ambiente
  • Estojo AMS
  • Selo

Detalhes

Violão Clássico Antonio Tessarin 2011 no.660 + captação Carlos Juan CP-1 High-End:
(VENDIDO)
  
O luthier paulista Antonio Tessarin é renomado por seus instrumentos responsivos de timbre tradicional e sofisticado. E também renomado por seu detalhismo e obsessão na busca pela perfeição. Com forte foco em qualidade e sofisticação sonora, o luthier é frequentemente citado como referência em excelência construtiva, profissionalismo e constância, com instrumentos elogiados e admirados por diversos artistas, didatas e aficionados do meio violonístico.
  
Este instrumento, de 2011, é um violão tradicional de madeiras excepcionais. O tampo é de abeto europeu, em corte radial, medularidade bem peesente, e com a curiosa característica de efeito figurado bearclaw (ou garra de urso), bastante valorizada pela peculiaridade que dá ao som. O fundo e laterais são jacarandá baiano bem escuro, antigo, com veios achocolatados formando um desenho belo. O braço de cedro brasileiro e a escala de ébano completam o que é o quarteto mais tradicional de madeiras para um violão. Todas elas presentes em qualidade excelente.
 
A sonoridade tem o típico toque Tessarin, delicada, sofisticada, responsiva, muito colorido e equilíbrio. Este exemplar possui um timbre cristalino, transparente, com um tiquinho de doçura, e muito natural. Talvez pelo tampo diferenciado, existe um qu6e indefinível no timbre, que traz uma sensação de qualidade e peculiaridade. Os bordões são encorpados, com definição e expressividade. As primas são limpas e com presença. O violão tem a característica de um puro instrumento de abeto tradicional, com colorido na resposta e muita nitidez e contorno em cada nota. É possivel produzir doces cantabiles, com vibrato fácil, e metálicos incisivos, e há muitas sutis variações intermediárias.
 
O ataque é pronunciado, com decaimento lento em que o som se mantém presente e sem perdas abruptas, sustentando razoavelmente bem até morrer. Assim, há uma articulação bem definida pelo ataque, com possibilidades de cantabile e vibrato durante a sustentação.
  
A potência é médio-boa, com projeção excelente de longo alcance. O violão joga a sonoridade longe, com nitidez e de uma forma bem direcional. O retorno para quem toca é ótimo, e se pode escutar com fidelidade o som do instrumento. No aspecto dinâmico, possui um desempenho razoável, com gradações bem fáceis de se conseguir entre pianissimos e mezzo fortes. Os fortes ficam limitados pela potência do instrumento, e também, como a regulagem de altura de cordas está bem macia, é possível que haja um teto maior nos fortíssimos com uma regulagem mais alta.
 
O equilíbrio, que é uma espécie de marca registrada do luthier, é um ponto forte neste instrumento. O violão é muito equilibrado, com todos os registros (graves e agudos) soando de forma harmoniosa. Seus bordões são presentes, com certa profundidade, nítidos e com bastante definição. As primas também possuem presença e nitidez, com a terceira corda bem equilibrada e surpreendentemente aberta para a idade do instrumento. Horizontalmente, todas as casas possuem boa correlação entre timbre, potencia e decaimento, com muitopouca diferença no desempenho de cada nota. Os sobreagudos funcionam bem. 
  
Os vernizes utilizados são a goma-laca no tampo, que fornece a melhor sonoridade, apesar da fragilidade, e o poliuretano (PU) no corpo, o que confere grande proteção. Ecom a técnica do Tessarin de camada fina, ainda mantendo boa produção sonora, resultando em excelente conjugação de som e proteção. O acabamento é excelente. O luthier se destaca não em termos de ornamentação, mas em termos de montagem e finalização. Todas as partes, filetes, verniz, etc.. parecem montado à perfeição, com encaixe exato, sem sobras. A ornamentação conservadora, gera uma aura clássica ao instrumento. Além disso, este instrumento possui 2 grandes diferenciais estéticos: a roseta russa que possui alto grau de detalhismo e profundidade, e o jacarandá baiano do fundo que é belíssimo.
  
A tocabilidade é ótima, com braço em forma de C, arredondado, mas com um leve achatamento atrás, para melhorar o apoio do polegar esquerdo. A espessura do braço é fina, mas não muito, o que faz com que a mão fique confortável, sem ter que se fechar demais para conseguir o apoio. A escala de 645 gera um pouquinho menos de tensão, o que facilita a mão esquerda e a direita. A regulagem do violão está bem suave, com cordas baixas e perto da escala, e com um ajuste muito bem feito. Quem tem toque suave e busca maciez na tocabilidade, dificilmente encontrará um violão tão bem regulado como este.
  
Os acessórios são fantásticos. Inclui estojo térmico usado da marca AMS, em muito bom estado de conservação. As tarraxas são as excelentes Alessi com botões e detalhes em madrepérola branca. A Alessi é uma marca italiana de confecção artesanal de tarraxas, e se encontra entre as melhores do mundo, com precisão e robustez mecânica. A captação é incrível. Se trata da captação Carlos Juan CP1-High End, que é o modelo top da marca. Essa captação é utilizada por diversos profissionais em todo o mundo, e é reputada como uma das que gera a maior fidelidade sonora para violões clássicos. Instalada pelo grande músico Paulo Bellinati, este modelo possui a possibilidade de regulagem de frequências no controlador que fica instalado dentro do instrumento (sem precisar cortar lateral). 
   
Condição:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, nenhuma rachadura, empenamento ou histórico de reparo.
- estética: 4/5. Diversas pequenas e leves marcas  no verniz do tampo, e muito poucas no corpo. São marcas leves e perceptíveis apenas de bem perto.
  
Resumo:
    
Pontos fortes: equilíbrio excelente, em todos os aspectos. Timbre sofisticado, brilhante, nítido, com magia. Tocabilidade, alta qualidade de construção. Acessórios e madeiras excepcionais.
 
Pontos fracos: Volume mediano, gama dinâmica restrita (com a regulagem suave). Alta fidelidade sonora pode revelar ruidos e inconsistências técnicas e de unha ao toque. Violão jovem, ainda vai amadurecer
  
Conclusão: Um violão tradicional de alta qualidade, refinado, com sonoridade transparente e com um timbre diferenciado. Um modelo top do luthier, que possui fantástico equilíbrio em todos os aspecto: timbre equilibrado entre frequências, cordas equilibradas entre si, notas com equilíbrio entre si. Isso faz com que não seja preciso compensar nada com a mão direita, e nem fugir de certas digitações. Basta tocar e confiar que o instrumento vai responder consistentemente. É um violão que possui refinamento em todos os aspectos, apto para repertório clássico, popular, solista ou de acompanhamento. Um instrumento que por si só apresenta grande qualidade, mas que vem acompanhado  de excepcionais acessórios. Com tarraxas Alessi, que valem acima de 1500 reais, e captação Carlos Juan num valor de 2 mil reais, o violão está anunciado num valor bastante abaixo do de mercado, o que o torna mais atrativo ainda. Para quem procura um instrumento que necessita de um sistema de amplificação, é excepcional. Pronto para palco e para estúdio.

Informações Adicionais

Especificações Não

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.