Detalhes
Violão-aço Carlos Novaes 2009 SP/PF
O luthier Carlos Novaes é unanimemente reconhecido pela sua excelência na construção de instrumentos, principalmente em violões de aço de nivel internacional. Seus instrumentos têm como características a soberba qualidade de construção, a sonoridade sofisticada e o acabamento primoroso, considerado por muitos como o melhor do Brasil. Tendo se aperfeiçoado no ofício de construção em ateliers norte-americanos, e com uma atenção primorosa a detalhes estéticos (entre outras coisas, fez uma especialização em pigmentação com artistas restauradores de obras de arte, aplicando esses conhecimentos na produção de colorações exclusivas nos seus vernizes), Carlos Novaes é um dos maiores luthiers do país.
Seus instrumentos possuem uma rigorosa seleção de madeiras, com qualidade sonora premium e aparência impactante. Ele possui extremo bom gosto para selecionar madeiras figuradas (efeitos tridimensionais), desenhadas (padrões dos veios) e exóticas (espécies diferenciadas), sem abrir mão da resposta de sonoridade. Esse bom gosto estético se traduz também na escolha de filetação, incrustações, formas e pigmentações transparentes especiais no verniz.
Os seus violões são montados à perfeição e se caracterizam também por uma construção robusta e harmoniosa que resulta num instrumento de nivel artístico musical e visual.
Este exemplar é um violão luxuriante, um fino exemplo do refinamento visual e sonoro descrito acima. Feito com madeiras de alta qualidade e singular beleza, ele possui uma potência acima da média com timbre brilhante e penetrante. O Pau-Ferro do fundo e laterais é de corte radial e raríssimo aspecto figurado, com efeitos tridimensionais dramáticos, que mudam conforme a luz e o ângulo. É uma madeira que dá brilho e nitidez ao som, e com essa aparência figurada, uma peça singular que torna este violão algo exótico. O tampo de um abeto sitka de veios uniformes e estruturas medulares (os rajados transversais aos veios) por toda a sua extensão, com excepcional qualidade. Além disso, possui uma coloração naturalmente caramelada, combinando com muito bom gosto com a tonalidade do fundo e laterais.
O formato de corpo segue o padrão OM (Orchestra Model, da Martin), tamanho 000, com junção do corpo ao braço na 14a. casa. Um formato que provê bom volume aliado a uma boa definição e nitidez das notas, sendo bastante popular para música solo e também versátil para acompanhamento.
A sonoridade é brilhante, com primas nítidas e penetrante, e graves definidos e refinados. Muito boa sustentação, e a potência é acima da média de um OM. Os acordes soam cheios e nítidos, e se projetam longe. O violão possui também ótima nitidez, e equilíbrio excepcional entre os graves e agudos em todas as posições. A afinação é excelente, assim como a tocabilidade. O braço tem forma de V, suave, e a escala com abaulamento variável, propiciando grande conforto para a mão esquerda, mesmo com cordas de tensão mais pesada. O violão com cordas de calibre 0.12 funciona à perfeição,
O acabamento é primoroso, como não podia deixar de ser num Carlos Novaes. Neste instrumento, o luthier optou por uma estética pastel, com filetação de fundos e laterais em maple, filetação de tampo e roseta em estilo Herringbone (espinha-de-peixe), com uma simplicidade para destacar a dramaticidade da própria madeira. A mão retangular possui lâmina de jacarandá, com o logo "N" em madrepérola branca, e a escala possui marcadores circulares pequenos, seguindo assim um padrão estético similar ao da Martin, que criou o modelo OM. O escudo é feito artesanalmente, da marca Tortoloid, com visual remetendo aos cascos de tartaruga usados no século passado, e jogo de cores combinando. O verniz é a nitrocelulose, que propicia mais liberdade para o tampo respirar do que o poliuretano. A qualidade de montagem, detalhes, acabamento interno, polimento do verniz e todos os detalhes são de nível de joalheria.
As tarraxas norte-americanas Waverly, as mais prestigiadas e tradicionais do mundo, possuem estilo vintage, com mecanismo exposto, e funcionam com firmeza e maciez. No cavalete, os pinos para fixação de cordas são do tipo Parisian Eye, em ébano com decoração na ponta.
O instrumento possui também o prestigiado sistema de catação Fishman Ellipse Aura. Esse sistema tem o pre-equalizador instalado por dentro da boca do violão, evitando o rasgo na lateral e preservando a integridade do instrumento. O sistema Aura permite que se carregue, via cabo USB, diversos tipos de ajuste, realizados por profissionais em estúdio, para serem aplicados conforme a escolha do músico. Basta mover a chave de seleção para alterar instantaneamente a equalização, e transformar o som completamente. Além disso, permite que se regule quanto dessa equalização de estúdio se quer, e quanto se quer da pura captação do som sem tratamento. É um dos sistemas de captação mais sofisticados que existem.
Acompanha estojo AMS luxo.
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão de qualidade de construção soberba.
- estética: 5/5. Excelente estado, e com uma aura artística na sua estética. Apesar de usado, tem aparência de novo.
Resumo:
Pontos fortes: Timbre sofisticado, nítido e equilibrado. Potência muito boa para instrumentos de tamanho 000, tocabilidade ótima. Sonoridade cheia, e versatilidade para solos ou batidas de acompanhamento. Estética primorosa, madeiras de rara qualidade e efeitos tridimensionais dramáticos. Acessórios de primeira linha: escudo Tortoloid, captação Fishman Ellipse Aura, tarraxas Waverly, pinos Parisian Eye, estojo AMS.
Pontos fracos: Não tem som tão grave como instrumentos formato Dreadnought, e ainda é um violão que está novo, e vai amadurecer ainda mais.
Conclusão: É um instrumento primoroso, que traz uma sonoridade impactante, estética luxuriante e grande desempenho acústico. Possui excelente desempenho em solos, pela nitidez e equilíbrio. Mas também é ótimo para batidas, com ritmo bem claro e definido, projetando um som de muita sofisticação e qualidade. Pelo brilho e nitidez, se destaca dentro de uma banda ou conjunto instrumental, sem embolar com outros instrumentos. Em suma, é um violão para todos os usos, que entrega uma qualidade sonora de primeira, com bom desempenho acústico ou plugado. Além da qualidade sonora, é uma obra de arte estética, com madeiras e decorações de um bom gosto singular, que tornam o violão uma jóia visual, que reage à luz de forma surreal e gera admiração imediata. Para aqueles que procuram um instrumento de primeiro nivel, que transpira qualidade em todos os aspectos.
Informações Adicionais
Especificações | Não |
---|