Bem Vindo à Guitanda!

Emanuel Carvalho

Tradicionalmente, violões artesanais, construídos por um profissional chamado “luthier”, são sinônimo de qualidade, mas também de preços elevados. Esses instrumentos, pelo seu alto custo, e também pelo demorado processo de fabricação que pode chegar de meses a anos de espera, eram de difícil acesso ao mercado em geral. Os poucos instrumentos de luthier que podiam ser adquiridos numa faixa de valor menor eram de artesãos iniciantes, que logo que atingiam certo status e qualidade, aumentavam seus preços e os prazos de espera devido aos muitos pedidos. Como cada luthier tem em geral uma capacidade pequena de produção, de poucos instrumentos por mês, os violões produzidos sempre apresentam um custo muito alto, principalmente na mão-de-obra necessária. Assim, não era possível encomendar instrumentos dos melhores luthiers por um preço menor, visto que, pra eles, não valia a pena deixar de produzir um violão de maior valor para atender a um pedido de violão de custo acessível. E, além disso, nem todos os consumidores estão dispostos a esperar meses ou anos por um instrumento, pagando um valor inicial de depósito, sem ter certeza de exatamente como o violão soará ao ficar pronto.
 
Nesta realidade, o maior prejudicado era o mercado, que não possuía uma opção consistente de violão de luthier numa faixa de valor próxima à de instrumentos produzidos nas fábricas. Assim, muitos músicos em formação ou mesmo formados eram obrigados a permanecer com instrumentos de menor qualidade, com resposta musical pobre em volume, qualidade de timbre, equilíbrio, nitidez e outros fatores fundamentais para a boa música.
 
Pensando em atender a esse mercado, os violões Irmãos Carvalho são um fruto de mais de 5 anos de pesquisa intensa para o desenvolvimento de um projeto que alia qualidade sonora e preço acessível. Uma das chaves para esse processo foi contar com dois dos luthiers mais renomados do Brasil, com anos de prática e de excelência reconhecida. Os irmãos Carvalho, Emanuel e Samuel, usaram todo o conhecimento adquirido em anos de confecção de seus violões de concerto de nível internacional, para o desenvolvimento do projeto da série “Irmãos Carvalho”. O objetivo dos violões Irmãos Carvalho é conseguir um excelente resultado musical numa faixa de valor mais acessível ao mercado. Após os anos de desenvolvimento, e diversos protótipos, finalmente, no final de 2009, os primeiros instrumentos foram disponibilizados ao mercado, com o aval de qualidade dos luthiers. A forma de confecção dos instrumentos é semi-artesanal, para se conseguir obter o volume de produção necessário para diminuir o preço final. Todos os elementos fundamentais à sonoridade como o tampo, a estrutura interna, o cavalete e a regulagem final, são abordados de forma totalmente artesanal pelo luthier Samuel Carvalho, onde ele aplica todos os seus “segredos especiais” na arte da construção. Já os elementos mais relacionados à marcenaria, como fabricação do braço, colocação dos trastes, aplicação de verniz poliuretano, ornamentação, etc... são realizados num processo em série, por profissionais orientados de acordo com o projeto, moldes e supervisão do luthier. Desta forma consegue-se manter a qualidade sonora num preço acessível, e com pronta-entrega.
 
O mercado reagiu ao lançamento em 2009 com entusiasmo, e diversos renomados profissionais da área conheceram, aprovaram e passaram a indicar os instrumentos. O consumidor se beneficiou por poder experimentar com antecedência o violão que queria comprar, e poder comprá-lo imediatamente numa ótima relação custo-benefício. E o mercado se beneficiou por dispor de uma opção de compra com qualidade, preço, prazo de entrega menor, e continuidade no atendimento. Esperamos que os violões Irmãos Carvalho possam se manter anos no mercado, ajudando a todos que querem fazer boa música e se tornarem bons músicos.
 

12 Item(s)

por página

Grade  Lista 

Definir Direção Descendente

Itens 1 até 12 do total 12

por página
Página:
  1. 1
  2. 2

12 Item(s)

por página

Grade  Lista 

Definir Direção Descendente

Itens 1 até 12 do total 12

por página
Página:
  1. 1
  2. 2