Bem Vindo à Guitanda!

Violão Joacir 2005 SP/BR (VENDIDO)

Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)

 

Joacir 2005 - Usado

Violão clássico

 

Condição: estrutural (5/5), estética (3/5)

Tampo: Abeto (sólido)

Fundo e laterais: Jacarandá Baiano (sólido)

Braço: Mogno

Escala: Ébano, Sobreposta (tradicional), 19 trastes

Formato do braço: “C”, suave

Acabamento: Goma-laca

Rastilho e pestana: Osso














Cordas: clássicas (nylon)

Comprimento de corda: 650 mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 43.5/54 mm

Tensor: Não

Estojo: AMS com chave (Incluso)









* Selecione a opção "À vista com desconto: depósito, cheque, dinheiro" ao finalizar a compra, e o desconto será aplicado antes da confirmação de fechamento do pedido



 

Diagonal

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

  • Frente
  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Diagonal fundo
  • Mão - frente
  • Tarraxas
  • Mão - costas
  • Roseta e cavalete
  • Detalhe - roseta e filetação
  • Selo
  • Estojo AMS com chave

Detalhes

Violão Joacir 2005
 
(VENDIDO)

O luthier paulista Joacir Carvalho é bastante renomado por suas violas caipiras, e também pela sua pequena mas consistente produção de violões clássicos. Seu trabalho se destaca pela grande capricho na feitura de cada instrumento, desde o detalhamento do refinamento sonoro até o acabamento visual. É um luthier já conceituado, estabelecido no cenário da luteria brasileira com uma produção estável e com um alto nivel de manutenção da qualidade. Entre os grandes nomes que recomendam seus instrumentos está o violonista clássico e grande professor Henrique Pinto.
 
Este exemplar, um violão clássico de 2005, possui uma sonoridade bastante desenvolvida, com característica de construção tradicional, com estrutura interna em leque, tampo de pinho de boa qualidade, e fundo excepcional em jacarandá baiano escuro e de corte semi-radial. A sonoridade segue a qualidade das madeiras e da construção, com tombre refinado, brilhante e com variação de cor. O volume é de nivel de concerto, e sua projeção sonora é bastante definida, nítida e de longo alcance. Há bastante conforto na tocabilidade, e o equilibrio deste instrumento em todos os registros é um de seus pontos altos.
 
O verniz utilizado é a goma-laca. Um verniz bastante tradicional, orgânico, que propicia uma sonoridade mais livre e com mais harmônicos, nesse tipo de construção.
 
Inclui estojo térmico da marca AMS, com chave, usado e em estado razoável.
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão sem histórico de reparos ou danos estruturais.
- estética: 3/5. Regular. Muitas marcas no verniz do tampo apesar de todas superficiais,  que o qualifica para o nivel 3, em que todas as marcas são reparáveis com retoque no verniz. Fundo e laterais com verniz em bom estado.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Timbre sofisticado com nuances de colorido. Sonoridade já com 5 anos de amadurecimento, projeção nítida, ótimo equilibrio. Excelente custo-benefício.
 
Pontos fracos: Não possui volume acima da média, e talvez pudesse ter um pouco mais de separação das vozes intermediárias.
 
Conclusão: É um instrumento de concerto, com características de refinamento de timbre e equilíbrio. Dentro de sua faixa de valor, é bastante atrativo, e conta com a qualidade sempre elevada do luthier Joacir. A excepcional seleção de madeiras leva a crer que o violão envelhecerá otimamente, com melhorias sempre crescentes em todas as suas características. É um instrumento para  vida inteira, a um preço bem razoável para violões desse patamar.

Informações Adicionais

Especificações Não

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.