Bem Vindo à Guitanda!

Atelier Guitanda

 

O projeto "Atelier Guitanda": 
  
Com décadas de experiência na avaliação de violões artesanais, nós da Guitanda sempre sonhamos em poder fazer chegar às mãos de todas as pessoas violões da mais alta qualidade, para todos os bolsos. Um dos frutos dessa experiência e missão é o projeto Atelier Guitanda. 
 
O objetivo do projeto é encontrar e selecionar grandes talentos da luteria, e desenvovler em parceria modelos de violões totalmente artesanais, que possam atender os músicos que buscam bons instrumentos numa faixa de valor mais acessível do que o normalmente praticado no mercado artesanal. Dentro desses parâmetros, o objetivo é produzir o melhor violão possivel, com bons materiais, sonoridade refinada, regulagem detalhada e que tenha tudo para amadurecer de forma adequada. 
  
Para isso, o projeto tem 2 aspectos muito importantes:
  
1) Encontrar luthiers talentosos:
  
É talvez o aspecto mais crucial, pois a mão de quem faz tem enorme peso no resultado final de um instrumento. De certa forma, fazer um violão é como cozinhar ou pintar: com as mesmas matérias primas, alguém pode fazer uma obra de arte ou algo intragável. Assim, ainda mais importante do que usar bons materiais e um bom projeto, é encontrar os luthiers que consigam extrair o máximo das madeiras e produzir resultados musicais transcendentes aos nossos ouvidos. 
 
Com décadas lidando com pesquisa e avaliação de instrumentos, a Guitanda acabou acumulando informações sobre muitos luthiers do país, e se tornou fonte de referência e consultoria para muitos artesãos que nos buscam para mostrar seus trabalhos. O conhecimento aprofundado dos maiores instrumentos da história da luteria mundial, e do Brasil, acabou também formando uma base de comparação e avaliação para o que é um bom violão para cada tipo de necessidade e estilo. São literalmente milhares de violões que já avaliamos. Com esse conhecimento de causa, identificamos os mais talentosos luthiers que conhecemos, e os convocamos para uma parceria. Somente selecionamos para o projeto Atelier Guitanda os artesãos que consideramos grandes talentos, capazes de produzir arte em forma de sons. 
  
2) Construção e sonoridade:
 
O segundo aspecto é garantir que o resultado final seja um instrumento de construção adequada, durável, de bom amadurecimento, com boas e bem cortadas madeiras. Que possuam sonoridade refinada, diferenciais em timbre, equilíbrio, resposta, potência. Obviamente, há violões que são mais fortes em certos quesitos, que possuem seus pontos mais fortes, mas o importante é que haja algo especial, diferente no instrumento. E que em cada critério de avaliação, o violão tenha um desempenho acima dos padrões minimos que estabelecemos (que já são rigorosos).
 
Para isso, além de contar com o talento do luthier, a Guitanda ajuda a definir materiais, projetos, monitora o processo de construção, e testa com muita atenção cada exemplar produzido. Somente os que passam pela nossa seleção vão adiante para o processo de venda. Dessa maneira, cada exemplar disponibilizado na Guitanda é um exemplar testado e aprovado. 
  
O projeto Atelier Guitanda é nossa forma de fazer bons violões encontrarem mãos ávidas por boa música. E de colocar em evidência luthiers talentosos, destacando-os como seu talento mercece. O risco de se encomendar violões com maus profissionais ou de receber maus exemplares é assim minimizado a você, nosso cliente. Essa triagem também gera economia no seu processo de pesquisa que, muitas vezes, é bastante custoso. Ao adquirir um instrumento Atelier Guitanda, queremos que você tenha toda a paz de espírito de saber que vai receber um violão que é fruto de anos de conhecimento, pesquisa e muito talento.
   

 

Não foram encontrados produtos com essa seleção.