Bem Vindo à Guitanda!

Violão Irmãos Carvalho CT2 "Composite Standard" CD/BR (Desconto de R$ 300,00 à vista*)

Disponibilidade: Em estoque

R$3.300,00
Violão Irmãos Carvalho CT2 "Composite Standard" CD/BR (Desconto de R$ 300,00 à vista*) está disponível apenas em quantidades multiplas de 1

Descrição Rápida

Irmãos Carvalho CT2 - Novo
Violão Clássico
Prazo de 120 dias úteis
  
Condição: estrutural (5/5), estética (5/5)
Tampo: Cedro Canadense (composite)
Fundo e laterais: Jacarandá Baiano (prensado)
Braço: Cedro Brasileiro
Escala: Pau-ferro, Tradicional (elevada opcional), 19 trastes
Formato do braço: “D”, suave
Acabamento: PU
Rastilho e pestana: Osso
Soundport: Opcional
Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)
Comprimento de corda: 650 mm
Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 43/58 mm
Tarraxas: Condor luxo
Tensor: Dupla ação
Armazenamento: Estojo térmico incluso



* Selecione a opção "
À vista com desconto: depósito, cheque, dinheiro" ao finalizar a compra, e o desconto será aplicado antes da confirmação de fechamento do pedido 

Diagonal(foto ilustrativa)

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

  • Frente (foto ilustrativa)
  • Diagonal(foto ilustrativa)
  • Lateral (foto ilustrativa)
  • Fundo (foto ilustrativa)
  • Mão (foto ilustrativa)
  • Tarraxas Condor
  • Mão: costas, com palheta opcional (foto ilustrativa)
  • Detalhe: escala elevada (foto ilustrativa)
  • Roseta e cavalete (foto ilustrativa)
  • Detalhe: roseta e filetação (foto ilustrativa)
  • Detalhe: soundport (foto ilustrativa)
  • Detalhe: soundport (foto ilustrativa)
  • Ambiente(foto ilustrativa)

* Campos Requeridos

Detalhes

Violão Clássico Irmãos Carvalho "Composite Standard"
  
Os violões Composite são instrumentos cada vez mais em voga mundialmente, uma forma inovadora de construção, com tampo composto por diferentes materiais, a fim de produzir características físicas que resultam em maior volume e projeção. Esta tecnologia, também chamada de "double-top" quando um dos materiais do tampo composto é o Nomex, foi desenvolvida na década de 1980 pelo luthier alemão Matthias Dammann, e adotada por grandes concertistas como Manuel Barrueco, David Russell e Odair Assad.
 
Muitos dos maiores instrumentos do mundo hoje são Composites, inclusive os do luthier brasileiro Samuel Carvalho, e geralmente são instrumentos em faixa de valor bastante elevada, e com acesso restrito ao mercado da América do Sul.
 
O luthier Samuel Carvalho desenvolveu este modelo, em parceria mútua, com vistas a disponibilizar esses excepcionais instrumentos de forma acessível financeiramente e geograficamente ao mercado latino-americano. Com a concepção de projeto e os tampos de autoria do Samuel Carvalho, e sua já famosa expertise mundial neste tipo de contrução, o resultado é um instrumento com nivel de concerto internacional, timbre vigoroso e responsivo, com volume ótimo, boa sustentação e projeção de longo alcance. O foco é o mercado latino-americano, e suas vendas serão exclusivas aos países que o compõem.
 
Os materiais são selecionados com excelente corte e propriedades acústicas. O fundo e laterais são prensados em camadas de Jacarandá, com objetivo de gerar maior rigidez de caixa e direcionar a energia sonora ao tampo. O tampo é de Cedro Canadense, estilo composite "double-top" (com camada central de Nomex).  O braço é de Cedro e a escala é de Pau Ferro, elevada, 65 cm.
 
O Nomex é uma fibra sintética desenvolvida pela Dupont, com formato de favo de mel, para uso aeroespacial. Sua característica é propiciar uma grande resistência estrutural ao tampo, sem perder leveza, de forma a se obter um tampo mais responsivo, leve e vibrante. 
 
A sonoridade do instrumento é vigorosa e muito potente. Possui som bastante encorpado, com timbre doce e boa sustentação. É uma sonoridade de um tampo de cedro, com presença, bons graves, calor. O ataque tende ao suave, com certo impacto, mas sem ser percussivo. Assim, a nota tocada transmite uma sensação de nitidez junto com a de maciez.
 
A potência e projeção são um caso a parte: o violão responde muito bem ao toque, gerando bastante volume do som, e, além disso, projeta essa massa sonora de forma nítida, a distâncias de dezenas de metros. A perda sonora com a distância é relativamente pequena, e aliada ao volume, essa característica de projeção torna este instrumento muito adequado para palco. E não só os fortes, como também os pianos projetam bem, gerando uma gama dinâmica bem ampla. A presença do soundport (opcional), que é o orifício extra na lateral do instrumento, gera melhor retorno de som ao que toca, e também propicia melhor desempenho tímbrico do instrumento. Com a saída extra de ar, o tampo trabalha com menos resistência do ar ao vibrar, proporcionando o surgimento de diferentes harmônicos que, no projeto deste instrumento, geram um timbre mais equilibrado e belo.
 
Outro ponto bem interessante é a sustentação, bastante acima da média, com as notas durando por um bom tempo tanto nos agudos como nos graves, em todas as posições. A tocabilidade é muito boa, com braço confortável, em forma de D suave, nem muito fino nem muito grosso, e cordas que reagem bem mesmo com altura mais próxima da escala.
 
O verniz é o poliuretano, que propicia maior proteção contra riscos. A qualidade de acabamento de verniz e de montagem de filetes e junções não é o ponto forte desse modelo, apresentando certas imperfeições em todos os exemplares.
 
Acompanha Estojo térmico, como padrão, e tarraxas Condor Luxo.
 
Condição:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo.
- estética: 5/5. Excelente estado, é um violão novo.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Potência e projeção notórias, gama dinâmica (desempenho nos pianos e nos fortes) e sustentação muito boas. Sonoridade encorpada da primeira à sexta corda. Tocabilidade muito boa. Sonoridade quente e impactante. Instrumento de concerto a custo muito baixo. Retorno de som ao instrumentista muito fiel.
 
Pontos fracos: Resposta tímbrica mais uniforme, menos nitidez e brilho que instrumentos de pinho. Equilíbrio razoável entre casas. Acabamento
 
Conclusão: Um violão excepcional na faixa de valor, nível de concerto. Não conhecemos nenhum outro instrumento, nessa faixa de valor, e mesmo muitos acima dela, com tamanho desempenho em potência, projeção e sustentação. Está pronto para usar em palcos, e é indicado a instrumentistas que busquem som encorpado, cheio, sustentação, muito boa tocabilidade e audibilidade por parte das platéias. Um instrumento que utiliza conceitos modernos como tampo composite, escala elevada e soundport, de forma a gerar um forte foco em desempenho ao vivo.
  
 
Sobre a captação opcional JJB Prestige 430C:
  
A captação JJB Prestige 430C é um sistema passivo que utiliza 4 transducers, fixados na parte interna do tampo, para capturar as mais variadas frequências do instrumento e produzir um sinal de alta fidelidade. Com este sistema, entendemos que a sonoridade acústica do violão é traduzida de forma bastante natural, mantendo a qualidade de timbre em um sistema amplificado. Devido ao fato de não haver nenhum elemento entre rastilho e cavalete, nem haver rasgos na lateral (pela ausência de preamp), o sistema interfere muito pouco na sonoridade acústica, e o violão pode facilmente ser revertido ao estado original ou receber outro sistema de captação. A Prestige 430C foi projetada especificamente para violões clássicos e é produzida nos EUA pela prestigiada JJB Electronics.
 
Após extensivos testes com resultados sempre melhores do que os diversos sistemas tradicionais de piezo, esta foi a captação selecionada pela Guitanda para os instrumentos Carvalho. Ela pode ser usada sem necessidade de preamp, ou em conjunção com um preamp externo para resultados mais particulares. Para maiores detalhes favor acessar o site do fabricante (http://www.jjb-electronics.com).

Informações Adicionais

Especificações Não

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.