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Violão Lineu Bravo 2011 CD/IN (VENDIDO)

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Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)


Lineu Bravo 2011 - Novo

Violão Clássico

 

Condição: estrutural (5/5), estética (5/5)

Tampo: Cedro Canadense (sólido)

Fundo e laterais: Jacarandá Indiano (sólido)

Braço: Cedro Brasileiro

Escala: Ébano, Elevada, 20 trastes

Formato do braço: “D”, suave e fino

Acabamento: Poliuretano Fosco

Rastilho e pestana: Osso



Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)

Comprimento de corda: 650 mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42,5/56,5 mm

Tarraxas: Gotoh

Tensor: Não

Estojo: AMS Luxo (incluso)




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Diagonal

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  • Mão: frente
  • Tarraxas Gotoh
  • Mão: costas
  • Roseta e cavalete
  • Detalhe: roseta e filetação
  • Escala elevada
  • Ambiente
  • Estojo AMS
  • Selo

Detalhes

Violão Clássico Lineu Bravo 2011 SP/IN:
(VENDIDO)
 
O luthier brasileiro Lineu Bravo é um dos maiores luthiers do Brasil, com um trabalho autoral muito peculiar, altamente valorizado, principamente no universo do violão brasileiro instrumental. Grandes nomes como Guinga, Marcus Tardelli, Alessandro Penezzi e Rogério Caetano possuem e admiram publicamente os seus violões. Entre diversas qualidades, seus instrumentos possuem equilíbrio superior, tocabilidade e uma sonoridade definida, seca, mas com doçura e maciez. Além de um esmero visual notável, com acabamento tradicionalmente fosco e conceito de equilbro de tonalidades de cor, que dão um aspecto distinto, elegante e moderno aos seus violões. É um dos grandes luthiers brasileiros, e praticamente imbatível quando se pensa em instrumentos que equilibrem rítmica definida, nitidez, tocabilidade e beleza de timbre. 
  
Este exemplar, novo, é um exemplo quintessencial do trabalho do Lineu Bravo. Com o cedro canadense no tampo, que é uma espécie de assinatura do luthier, e preferência ampla entre seus clientes. As madeiras são de muito boa qualidade de corte, com o tampo de um cedro de veios retos, uniformes, alta densidade e corte bem radial, como se pode atestar pelas estruturas medulares (os rajados laterais) ao longo de toda a sua extensão. O fundo e laterais são de jacarandá indiano de veios retos, super estável, que propicia brilho e domestica a sonoridade mais selvagem do cedro. A escala, de ébano, é elevada, com braço de cedro brasileiro. Madeiras tradicional e nobres.
A sonoridade é Lineu Bravo da cabeça aos pés. Som seco, macio, com definição. Não embola nunca, com seu timbre definido e penetrante, e com o fato do violão não ter praticamente sobra de harmônicos. Consegue-se partir do som cheio até o silencio praticamente total com o simples controle na mão direita. Mas essa característica de timbre seco não impede que as notas se misturem bem, quando tocadas juntas, gerando acordes equilibrados e fluentes. A doçura do timbre também se deve ao ataque que é definido mas sem ser espetado. Ele se segue de um decaimento muito peculiar: abrupto e logo depois lento. Ou seja, o som começa com ataque definido mas macio, decai em um instante (o que auda a definir a parte rítmica) até um nivel de volume ainda bom, e depois se sustenta com o som permanecendo naquele volume até praticamente o final. Isso é talvez o segredo de um som doce mas definido, de um violão rítmico mas ao mesmo tempo com boa melodia. Tem o timbre com o calor do cedro, mas sequinho e filtrado de uma forma a gerar controle e equilíbrio.
 
O equilíbrio, aliás, que é um dos pontos fortes do violão. Possui ótimo equilibiro vertical, entre cordas. Os bordões são presentes, cheios, mas as primas são projetadas e macias. Os dois extremos se equilibram, com graves com nitidez sem serem rasos, e primas com maciez sem serem apagadas. Todas as cordas possuem definição, maciez e um nivel proporcional de resposta. No aspecto horizontal, o equilíbrio também é excelente. Todas as posições soam com consistência, tanto na potencia como na sustentação. O fato de não haver sobra de harmônicos ajuda a não gerar notas do lobo, que soam mais que as outras. Pelo contrário, o violão tem um aspecto quase pianístico nesse aspecto, com as notas em todas as casas soando bem equilibradas, inclusive cordas soltas com cordas presas. 
 
O volume é bom para um violão tradicional, mas não é um violão canhão. Tem um volume que o destaca da média de violões de luteria, o que é uma característica ajudada pelo tampo de cedro, porém, sem a potência de instrumentos modernos ou mesmo de instrumentos tradicionais mais explosivos. A projeção é muito boa, com boa nitidez na distância, o que é raro em cedro. A resposta dinâmica é boa. Ele aguenta toques potentes e pancadas mais rítmicas de mão direita. O ataque fica um pouco mais agressivo com um toque mais vigoroso, em relação aos toques pianos, mas de uma forma que ajuda bastante a dar também a agressividade sonora pretendida ao se fazer uma pegada mais cheia. Assim, é uma característica que também o faz ter tanta admiração no meio do violão instrumental popular.
 
A resposta tímbrica tende mais à uniformidade. Tanto pelo fato da própria madeira (cedro) ter essa característica como pelo equilíbrio e sonoridade seca e sem sobra de harmônicos. É claro, há harmonicos ao se tocar as notas, dando brilho e contorno ao som. E se pode manipulá-los para uma pequena palheta de varição de timbre. Porém o instrumento realmente foi feito para soar uniformemente, propiciando grande facilidade de controle tímbrico e consistência em melodias e frases. 
A tocabilidade é ótima. A escala elevada facilita bastante o acesso a posicões sobreagudas, além de dar uma liberdade muito grande à mão direita, que pode praticamente tocar com qualquer tipo de pegada sem o risco do dedo baster no tampo. O braço é muito confortável, com leve achatamento atrás e arredondado nas quinas, permitindo bom apoio de polegar. É um formato de D, mas suavizado e com espessura fina, mas não fina demais a ponto de obrigar a mão esquerda a fica tensionada. O verniz fosco dá uma boa sensação tátil à mão esquerda, e a boa relação de tensão e ataque gera uma sensação firme e responsiva à mão direita.
 
O verniz utilizado é poliuretano com acabamento fosco. Um verniz bastante utiizado em luteria, que propicia uma sonoridade mais compacta. A vantagem do PU (poliuretano) é a praticidade, sendo mais resistente à riscos, ao desgaste pelo suor e outros tipos de dano. A qualidade do acabamento do verniz também é excepcional, com uma aplicação na medida para não formar uma película muito grossa, e ajudar a disciplinar o cedro. O acabamento como um todo é de muita elegância, e transmite modernidade sem exagero. O formato da mão, o verniz fosco, a roseta em tons pastéis e a harmonização de tons e cor são de muito bom gosto.
Inclui estojo térmico da marca AMS, luxo, marrrom e bege, e tarraxas japonesas Gotoh.
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo, e de qualidade de construção soberba.
- estética: 5/5. Excelente estado, é um violão novo.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Equilibrio e tocabilidade ótimos. Timbre seco mas doce. Nitidez e características que o tornam rítmico e definido. Ao tocar uma nota, ou ao abafá-la, há muito pouca sobra de harmônicos, o que ajuda a não embolar. Uniformidade que propicia consistencia. Acabamento elegante. E, finalmente, o preço, que, à vista, está bem abaixo até do preço de encomenda, mesmo sendo pronta-entrega.
 
Pontos fracos: É novo e precisa de mais amadurecimento para abrir o som. Não possui grande gama de variação de colorido tímbrico. Volume acima da média, mas não excepcional.
 
Conclusão: É um instrumento que é perfeito para música popular instrumental. Jazz, música brasileira, valsas, choros, enfim, tudo que necessite de um som que mistura os acordes sem embolar, que dá boa definição rítmica e apresente maciez, equilibrio e nitidez. Não é a toa que grandes artistas utilizam violões do Lineu Bravo, pois esse tipo de características são praticamente uma assinatura do luthier. O timbre seco e definido, mas macio é algo difícil de descrever. Parece perfeito para acompanhar voz. Para repertório mais clássico, como música barroca, e repertório romântico, talvez não seja tão adequado justamente por ser mais seco e não tão sobrecarregado de harmonicos, nem tão cremoso nas primas. Mas, possui excelentes atributos em questão de nitidez e equilíbrio para repertório que exija essas características acima de outras. Recomendado, dificilmente se acha no mundo instrumentos tão adequados à nossa música popular instrumental.

Informações Adicionais

Especificações Não

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