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Violão Abreu 2016 SP/IN (Desconto de R$ 3.000,00 à vista*)

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Disponibilidade: Esgotado

R$22.000,00

Descrição Rápida

Sergio Abreu 2016 - Semi-novo
Violão Clássico

Condição: estrutural (5/5), estética (4,5/5)

Tampo: Abeto (maciço)
Fundo e laterais: Jacarandá Indiano (maciço)
Braço: Mogno
Escala: Ébano, tradicional, 19 trastes
Formato do braço: “D”
Acabamento: Goma-laca tampo, Poliuretano corpo
Rastilho e pestana: Osso
Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)
Comprimento de corda: 646 mm
Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42/57 mm
Tarraxas: Graf
Tensor: Não
Estojo: AMS (incluso)

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  • Frente
  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Detalhe: roseta e cavalete
  • Mão
  • Tarraxas Graf
  • Mão: costas
  • Detalhe: roseta e filetação
  • Selo
  • Estojo AMS

Detalhes

Violão Clássico Sergio Abreu 2016 SP/IN n.691:
 
O luthier brasileiro Sérgio Abreu é reconhecidamente um dos maiores luthiers do Brasil, e por muitos considerado o maior nome da história da luteria no país. Seu status no universo violonístico atinge padrões lendários, com uma história pessoal rica e plena de contribuições ao mundo do violão. Tendo sido um dos grandes violonistas que o país já produziu, sua carreira de concertista incluiu a participação no Duo Abreu, um dos maiores duos de violão já formados, e concertos e gravações referenciais como solista. Ele é unanimemente reconhecido com um gênio da arte e uma das mais brilhantes mentes musicais do país. Encerrando a carreira de concertista ainda jovem, na década de 1980 passou a se dedicar à arte da construção de violões, fortemente influenciado pela escola tradicional de construção, na linha Hauser-Torres. Revelou-se um luthier de extrema sensibilidade, e passou a usar seu ouvido e percepção apurados para produzir instrumentos sofisticados, caracterizados por colorido tímbrico, nitidez e uma beleza sonora que traz a magia presente na obra de grandes artistas. Seus instrumentos são feitos para os amantes da arte dos sons, e projetados para evoluirem com o tempo, ao longo das décadas. O seu trabalho influenciou todas as gerações posteriores de luthiers brasileiros.
 
Este exemplar, praticamente novo, de 2016, possui todas as características que tornaram o termo "Abreu" um selo de qualidade sonora. Construído no estilo tradicional, possui madeiras de excelente corte e propriedades acústicas. O tampo é de Abeto Europeu (também chamado de pinho), com veios retos, e muito bom tempo de envelhecimento, que o luthier identifica como OS (Old Soundboard) no selo. O Sergio Abreu possui um dos melhores estoques de tampos do país, selecionado e acumulado ao longo de décadas, e como sempre, este é um tampo que permite sonoridade requintada e é feito para passar pelas décadas com amadurecimento sonoro e estabilidade física. O fundo e laterais são de Jacarandá Indiano, de corte radial, com veios retos e coloração uniforme, o que garante grande estabilidade e equilíbrio sonoro. Braço de Mogno e escala de Ébano completam o conjunto de madeiras. Num violão tradicional, as características das madeiras influenciam muito a qualidade final, e uma boa configuração de materiais, com bom corte e propriedades sonoras, é um dos segredos para um grande violão. Este exemplar possui esse firme fundamento na sua matéria-prima.
 
Quanto à sonoridade, o mais importante e indescritível está presente: a magia de timbre, que conquista pela sua beleza e nuances. É um timbre transparente, nítido e cristalino, mas sem ser impessoal. Possui certa doçura, certa aridez, certo tempero que dá personalidade ao som. Como se os harmônicos que forma o som estivessem presentes numa medida e distribuição bem peculiar, mas de muito bom gosto. Obviamente, é uma riqueza que precisa ser explorada, e um bom toque é necessário para fazer aflorar essas nuances. Por outro lado, o detalhismo do som revela também as deficiências do violonista, quer seja por um toque magro, unhas mal lixadas, técnica inconsistente ou descontrole. É um violão que delata o que há de mau e declama o que há de bom no músico. Com um ataque pronunciado e decaimento médio, há uma boa articulação e presença, que aumenta a sensação de nitidez. A sonoridade levemente brilhante, vem com sustentação razoável. O fato de ser um instrumento com pouco amadurecimento ainda o faz ter algumas regiões de som mais fechado, em posições altas e na terceira corda, mas já soa bem, e o potencial já está demonstrado como excelente.
 
O volume é médio-bom para um violão tradicional, acima da média de violões tradicionais de luteria. A projeção do som na distância é excelente, com muito alcance e nitidez. A projeção é um dos pontos altos aqui, chegando com foco, tendo alcance, e nitidez. A resposta dinâmica é refinada, detalhada dos pianos aos fortes. A resposta tímbrica é excepcional, com nuances de colorido prontos para serem explorados à menor mudança de toque de mão direita. Boa capacidade de articulação,  respondendo bem aos staccatos e tendo cantabile e legatos bem interessantes. O vibrato demanda um pouco de energia de mão esquerda, assim como os ligados de mão esquerda.
 
Equilibrio bom, principalmente vertical, em que todas as cordas possuem boa similaridade. A primeira corda é brilhante sem ser magra, e a terceira corda tem um som ainda não tão aberto mas que vai amadurecer bem. Bordões equilibrdos com as primas, sendo nitidos e com boa presença. Horizontalmente, não há casas com grandes discrepâncias em potencia, decaimento ou ressonância. As posições sobreagudas possuem bom desempenho, mas ainda podem amadurecer mais com o uso.
 
A tocabilidade é boa. O instrumento responde bem a toques potentes, sem trastejar, e funciona bem com certa tensão, exibindo seu potencial quando o intérprete consegue explorar o potencial de mão direita. A mão direita precisa trabalhar com menos "folga" o que se torna mais exigente, mas o resultado vale a pena. O braço tem forma de D, com ligeiro achatamento na parte de trás e arestas de curva suave que geram um bom apoio para o polegar em todas as posições. A espessura do braço é confortável, fina o suficiente para permitir à mão ficar numa posição relaxada, sem fechar ou abrir demais. 
  
O verniz utilizado é a goma-laca no tampo, e o poliuretano no restante. A goma-laca é um verniz bastante tradicional, orgânico, que propicia uma sonoridade mais livre e com mais harmônicos, nesse tipo de construção. O poliuretano é um verniz mais resistente à riscos, suor e corrosão, e propicia boa proteção para as partes que entram em contato com o corpo.
  
Inclui estojo térmico AMS, em ótimas condições e as tarraxas artesanais canadenses Graf, modelo Landstorfer Fish 03, com botões em ébano, uma das melhores tarraxas do mundo, com incrivel suabvidade e precisão em qualqur direção de afinação.
  
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão de qualidade de construção soberba, com praticamente nenhum tipo de movimento das madeiras. É realmente como novo.
- estética: 4,5/5. Ótimo estado. Não possui marcas relevantes, um ou outro risco e opacidade muito superficial na goma-laca, praticamente invisíveis a não ser numa inspeção detalhada.
  
Resumo:
 
Pontos fortes: Timbre sofisticado com muitas nuances de colorido, brilho e corpo. Nitidez e projeção para palco. Qualidade de construção excepcional, com amadurecimento de madeiras e resistência para muitas décadas. Tarraxas Graf. Estado de novo, pronta-entrega.
 
Pontos fracos: É novo, e o amadurecimento ainda vai acontecer, mesmo com o tampo envelhecido. Volume e sustentação médio-bons. É necessário ter uma técnica razoavelmente preparada para extrair o seu melhor, ou ele delata os erros.
  
Conclusão: É um instrumento excepcional, de sonoridade rica e mágica, de personalidade peculiar que temos visto do Abreu. E é um violão tradicional de tampo amadurecido. Um violão de concerto pleno, de nivel internacional, e com ele se pode conseguir resultados num nivel fino de realização musical. É um grande violão tradicional, apropriado a todos os estilos clássicos.  Altamente recomendado a quem busca qualidade de timbre, som apaixonante de violão tradicional, e nuances detalhadas. Um violão que permite o fino artesanato sonoro, com construção de interpretações refinadas e politímbricas. É tambem um grande professor, que revela todos os pontos de melhoria na tecnica de produção sonora do intérprete, mas que exalta todos os acertos de uma forma enfática. Um companheiro para toda a vida, cujo conhecimento mais íntimo cada vez apaixona mais. Além disso, é uma oportunidade muito boa em termos de valor, pois encontra-se num preço a vista menor que o valor praticado numa encomenda com o Abreu pelo mesmo modelo. Um violão em estado de novo, sem necessidade de fila de espera, em valor menor que o de encomenda, e com todo o selo de qualidade sonora de um bom Abreu.

Informações Adicionais

Especificações Não

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