Bem Vindo à Guitanda!

Serviço ao Cliente


A Guitanda

P: Por que comprar com a Guitanda?
Porque com a Guitanda, você só ganha benefícios:
Todos os instrumentos e acessórios anunciados na Guitanda são testados, aprovados e selecionados por profissionais especializados. Caso um item não atenda o padrão de qualidade Guitanda, ele é rejeitado. Seja novo ou usado, testamos e avaliamos o instrumento detalhadamente.
Esse processo de seleção também garante que os instrumentos novos que você encontra na Guitanda tenham uma média de qualidade maior que a dos próprios fabricantes. Afinal, a Guitanda seleciona, de todos os exemplares disponíveis, apenas aqueles que ela considera os melhores. Ou seja, quando você compra da Guitanda, você já compra um exemplar que foi previamente escolhido por ser melhor que a média. 
A regulagem de instrumentos também é reconferida por nós, assim como detalhes a serem corrigidos em instrumentos já finalizados. Se preciso, o instrumento retorna diversas vezes à bancada do artesão até que ele esteja num padrão de ajuste satisfatório.
Durante o processo de compra, você conta com uma consultoria especializada. Podemos te orientar sobre as melhores opções de madeiras e materiais, estilos de construção, detalhes técnicos e diferenças sonoras, pra que o instrumento melhor se adeque ao seu estilo e às suas necessidades. Podemos indicar instrumentos prontos, novos ou usados, ou mesmo orientar para um processo de encomenda com um luthier. Você ganha um consultor, que está do seu lado na hora de decidir por um instrumento, e que, num processo de encomenda, vai cobrar e extrair do fabricante a melhor construção possivel. Disponibilizamos toda a nossa expertise, com o mesmo preço e prazo da tabela do artesão, sem acréscimo algum. 
Trabalhamos com os fabricantes e vendedores para que o preço final de encomendas na Guitanda se mantenha dentro do valor de tabela normal. Ou seja, encomendar um violão através da Guitanda não incorre em nenhum custo adicional. E caso você queira comprar um exemplar disponivel  pronta-entrega, usado ou novo, a Guitanda já avaliou e negociou o melhor valor por você.
Se um instrumento não estiver num nivel de qualidade ou de preço que consideremos justo pro mercado, ele é recusado pela Guitanda e nem é anunciado. Assim, só instrumentos de qualidade compatível com preço, e preço compatível com qualidade, são disponibilizados. Por exemplo, instrumentos cujo preço seja muito acima do valor de tabela do artesão, mesmo que pronta-entrega, não são aceitos para venda. Nosso compromisso é fazer bons instrumentos chegarem nas mãos de quem toca ou estuda, ao menor preço possivel. Dessa maneira, a Guitanda também age como um regulador de mercado, mantendo uma base de referência justa para valores de instrumentos.
Com a Guitanda, você adquire um instrumento de maior qualidade, melhor regulado e com uma consultoria especializada, sem pagar nada a mais por isso! Em troca, só pedimos que tente sempre fazer boa musica!

P: Na Guitanda vou encontrar instrumentos ruins?
Não. A Guitanda trabalha com um padrão mínimo de qualidade, pra cada faixa de preço. E esse padrão é exigente. Se um instrumento não atinge o padrão Guitanda, ele é rejeitado e não é anunciado. Isso vale também para exemplares diferentes de um mesmo modelo. Se um exemplar está abaixo da média, ele é rejeitado. Somente instrumentos com boa qualidade são anunciados e seus preços são regulados para que não ultrapassem o que consideramos um bom custo-benefício.
Obviamente, um instrumento pode ser bom, mas não necessariamente agradar o seu gosto pessoal. Por isso, sempre recomendamos que nos consulte e pesquise bem para que possamos encontrar o instrumento que mais se adeque ao seu tipo de preferência sonora.

P: Quer dizer que na Guitanda eu consigo instrumentos acima da média?
Sim, a tendência é que na Guitanda você consiga um exemplar acima da média. Como trabalhamos com um processo de seleção de exemplares junto aos fabricantes, os instrumentos que acaba vindo pra Guitanda ficam numa média de qualidade mais alta, afinal são os melhores exemplares que conseguimos testar. E mesmo quando se trata de um instrumento usado, ele passa por uma avaliação de qualidade e preço. Ou seja, se o instrumento está numa qualidade inferior, o preço de anúncio diminui pra que o cliente sempre possa ter um instrumento de desempenho condizente ou melhor que o esperado naquela faixa de preço.

P: Como a Guitanda consegue oferecer tudo isso sem que o preço suba?
Através de um conceito diferente de fazer negócios.
A forma tradicional no mercado de instrumentos musicais é ter um fabricante, um distribuidor, um lojista e o consumidor final. Entre o instrumento ficar pronto no fabricante e chegar ao consumidor final, existem dois (ou mais) intermediários, que cobram seus custos e suas margens de lucro. Esses intermediários nem sempre são bem vistos, pois aumentam os custos da cadeia de venda, e diversas vezes são chamados de termos perjorativos como "atravessadores". A situação fica ainda mais delicada quando se percebe que, para o intermediário conseguir ganhar mais, ele precisa exercer pressão e pagar o mais barato possivel ao fabricante, e cobrar o mais caro possivel ao consumidor. Apesar dos intermediários contribuirem com um papel importante na distribuição e no atendimento ao consumidor, muitos consumidores sonham em comprar diretamente de fábrica e muitos fabricantes sonham em poder alcançar diretamente o consumidor final. Esse sentimento é muito compreensível, e realmente, na primeira oportunidade possivel, ambos tentam eliminar esse intermediário e se encontrarem diretamente. O conceito de revender, salvo raras excessões, é visto como um "mal necessário".
Porém, a Guitanda não foi criada para ser uma "revendedora", ou "atravessadora". Nossa filosofia de negócios não é criar fornecedores e clientes que nos vejam como um elemento indesejável. Assim, salvo raras exceções, a Guitanda não é uma loja, não compra e revende instrumentos. A Guitanda é uma vitrine, uma consultoria, um ambiente onde o consumidor pode encontrar o fabricante diretamente, e pessoas que querem vender seus instrumentos usados possam ter uma plataforma para chegar a consumidores interessados. Ao invés de comprar violões de um artesão, a Guitanda fornece a esse artesão um serviço de vendas. Ou seja, o artesão se torna nosso cliente, e não nosso fornecedor. E o consumidor, ganha um consultor para sua compra, que vai orientar o melhor artesão/fabricante para atender suas necessidades. A Guitanda não possui fornecedores, mas clientes em ambas as pontas. Vejamos um exemplo de como funciona nosso serviço:
1) Um luthier (artesão de instrumentos musicais) normalmente consome de 40% a 60% de seu tempo com atendimento a clientes. Ele recebe pessoas em sua oficina, fala ao telefone, responde emails, lida com perguntas, questionamentos e, de forma geral, ele não sente prazer algum nesses processos. O luthier, na maior parte das vezes, escolhe essa profissão por amor à arte, idealismo, e sofre muito ao ter que se envolver com tudo que não seja a arte da construção. A sua preferência, e talento, é para o trabalho solitário, criativo e dedicado da construção de instrumentos de alto nivel. E, durante o atendimento a potenciais clientes (dos quais muitos  nunca confirmam uma encomenda), o luthier deixa de produzir instrumentos.
2) O cliente de um violão artesanal quer não somente um violão. Quer um parceiro pra toda a vida. Geralmente o violão é um sonho acalentado por anos, objeto de desejo e de horas de pesquisa. Existe um forte fator emocional envolvido na compra, e o que o cliente mais quer é que as pessoas responsáveis por fazer esse sonho acontecer tenham paixão, dedicação e entusiasmo. Ele quer conversar bastante, pesquisar bastante, se munir de todas as informações necessárias para poder ter paz de espírito com a decisão do instrumento que vai adquirir. É um dos públicos mais exigentes e apaixonados que se pode haver. Pra satisfazer esse público, é preciso alguém que saiba compartilhar dessa alegria, e seja tão ou mais detalhista que o cliente.
Esse descompasso de expectativas se torna muitas vezes doloroso. Pro luthier, pelo tempo que deixa de trabalhar na construção, e pro cliente, pelo aumento da fila de espera (pela baixa produtividade) e por um atendimento aquém do desejado. Existe uma grande dificuldade de conseguir informações sobre os instrumentos artesanais e, mesmo com toda a boa vontade, o luthier não é treinado para relacionamento com consumidor. Muitas vezes não possui website com informações completas e atuais, não responde emails com rapidez, não sabe explicar exatamente o que o cliente precisa saber, e assim por diante. A compra de um instrumento artesanal se torna um fardo, e depois da compra, o processo de espera é pior ainda, com prazos não cumpridos, falta de informações e comunicação pobre.
Percebendo esse descompasso de expectativas, a Guitanda foi concebida para atuar nesse processo, oferecendo ao luthier um serviço profissional de atendimento e, ao consumidor, um serviço de consultoria profissional. E fazer assim, as duas pontas se encontrarem de uma forma muito mais eficiente e satisfatória.
Conhecendo profundamente o universo da lutheria e o trabalho de cada luthier, a qualidade do atendimento da Guitanda não é em nada menor que a do próprio luthier. Pelo contrário, a qualidade é muito maior, pois o consumidor ainda mantém uma linha direta com o luthier, e ganha mais alguém dedicado a entender e responder de forma mais completa todas as dúvidas, e a apresentar os instrumentos com um olhar crítico, imparcial, que realmente ajuda a responder as questões mais importantes. Colocamos na nossa vitrine virtual fotos profissionais que revelam os detalhes importantes em 360 graus, com avaliação especializada de pontos fortes e também dos pontos fracos. O consumidor tem a possibilidade de comparar instrumentos, resolver suas dúvidas e ter acesso a facilidades de pagamento. Fazemos a monitoria da construção, a verificação do instrumento pronto, realizamos a entrega e garantimos o serviço de pós venda com assistência técnica.
Dessa forma, o consumidor tem um ambiente seguro, confiável e informativo pra sua compra, e os luthiers possuem uma vitrine que os insere na realidade virtual do século XXI.  E, quando necessário, recebemos o cliente para mostrar pessoalmente o instrumento desejado, ou a visitar a oficina do luthier, e ajudamos na escolha das madeiras, do estilo de construção e de todos os detalhes do instrumento. Ou seja, não se perde também o contato físico e pessoal. 
Quem remunera a Guitanda é o vendedor/fabricante, na forma de comissão sobre nossos serviços. Para o fabricante, o ganho em produtividade, que chega até a duplicar sua produção, mais do que compensa a remuneração da Guitanda. O consequente aumento de faturamento faz ele ganhar mais do que antes - e com o benefício de se dedicar a fazer o que ele gosta e faz bem. Para o cliente, existe um companheiro que fica ao lado dele em todas as decisões, que advoga a seu favor junto ao luthier, e garante que o processo de compra de um instrumento seja digno do tamanho do seu sonho.
Assim, todos saem ganhando, e não há mais "atravessadores" mas sim parceiros para benefício mútuo. Acreditamos que o nosso modelo de trabalho faz com que tanto fabricantes como consumidores se tornem nossos clientes e parceiros, e que seja desejável e benéfico se relacionarem conosco. Queremos construir relacionamentos duradouros e promover sempre a boa música.

Privacidade e Segurança
(Em atualização)
Trocas e Devoluções
(Em atualização)
Pedidos
(Em atualização) .
Pagamento, Preços e Promoções
(Em atualização)
Entrega

P: Quais são as modalidades de entrega?
As entregas de instrumentos musicais e acessórios são realizadas de 3 maneiras:
1) Retirada no local: apesar de não possuirmos loja física, disponibilizamos endereços na cidade de São Paulo para que se possa retirar pessoalmente o pedido.basta realizar a compra, e selecionar esta opção ao finalizar o pedido. Asism que o pedido estiver finalizado, entraremos em contato por email para agendar a retirada.
2) Envio de valor fixo: essa modalidade, que é obrigatória na compra de instrumentos musicais, é  um valor fixo independente do destino, e é feita via transportadora ou Sedex, de acordo com a localidade destino. A escolha da melhor modalidade será feita pela Guitanda, sempre com nosso seguro total.
3) Envio via Correios, com valor calculado: quando disponível, essa modalidade cobra a tarifa calculada de acordo com o serviço dos Correios.

P: O que ocorre caso meu pedido seja extraviado ou avariado durante o frete?
Todos os envios são realizados com seguro total Guitanda, que cobre extravios e danos durante o transporte. Caso seu pedido apresente algum desses problemas, entre em contato conosco pelo email contato@guitanda.com, descreva a situação e anexe, se possivel, imagens. Uma vez confirmado o dano no transporte, a Guitanda acionará a garantia, realizando a substituição do exemplar.

P: Qual o prazo de entrega?
O prazo para envio é variável, e cada produto possui o prazo descrito em azul, na descrição resumida na página do produto em questão. Na ausência dessa informação em azul, o prazo padrão é de 15 dias uteis para a postagem (+ prazo do transporte). Feriados, finais de semana e recessos não são considerados dentro dos dias úteis.

P: Por que a Guitanda não envia num prazo menor que 15 dias úteis?
Porque trabalhamos com qualidade de envio. Depois da confirmação da compra, realizamos uma verificação completa do pedido, do produto, e no caso de instrumentos musicais, testamos novamente de forma cuidadosa. Caso se apresente alguma necessidade de regulagem, esse é o prazo minimo para fazermos os ajustes e postar o pedido. Além disso, os envios são feitos quinzenalmente, e dedicamos um dia completo somente a isso, para garantir que a embalagem, forma de envio, e todas as demais condições estejam ideais para que seu pedido chegue com segurança. Sim, ocasionalmente o tempo efetivo de postagem pode ser menor que os 15 dias úteis, ou que o prazo descrito em azul na descrição do produto, pois trabalhamos com a informação de prazo máximo.

P: O pedido pode atrasar?
Fazemos o máximo para que isso não aconteça. Além de darmos prazos com margens de segurança conservadoras baseadas no histórico de entregas dos luthiers e fabricantes, contamos com uma monitoria de encomendas, e constantemente verificamos o andamento da finalização de instrumentos para que possamos corrigir quaisquer riscos de atrasos. Porém, como lidamos marjoritariamente com instrumentos artesanais, em caso de um pedido cuja construção ainda tenha que ser realizada, é possivel que haja atraso, mesmo que o nosso prazo oficial já tenha uma margem segura. É a natureza da produção manual, em que um artesão está sujeito a variações de clima, problemas pessoais, contratempos com suprimentos, etc... Em nossa história, contamos com mais de 95% de pedidos entregues dentro do prazo, mas infelizmente há casos sim em que o prazo é excedido. Quando isso ocorre, o cliente possui a alternativa de cancelar o pedido, com reembolso do valor total, ou ter um pouco mais de paciência, compreendendo que um violão feito a mão é algo especial, que demanda tempo cuidado e carinho. Neste caso, a Guitanda entra em modo de alerta, e faz uma monitoria intensiva, informando os motivos do atraso, e mantendo comunicação com o artesão e com o cliente, para que o cliente se sinta seguro do andamento do processo. No caso de pedidos pronta-entrega, claro, o prazo de envio é bem seguro.

P: O que significa a taxa de Preparo para envio?
Essa taxa é referente a todo o processo de embalagem, manuseio, traslado do pedido até a empresa transportadora, e parte do seguro do envio. A essa taxa, é adicionado o valor do envio em si, calculado no fechamento do pedido.

P: Por que a taxa fixa é obrigatória pra envio de instrumentos?
Porque, a fim de viabilizar a compra de um bom instrumento para clientes de todo o Brasil, estabelecemos uma média de valor de envio, que é paga igualmente por qualquer comprador. Quer você esteja no interior da Amazônia ou em São Paulo, o valor pago é o mesmo, e o seu instrumento está completamente segurado contra qualquer dano ou extravio no transporte. Clientes de localidades mais distantes de SP acabam se beneficiando mais, mas, independente de onde você está, o nosso valor de envio é justo e dá a paz de espírito de que a compra só será considerada finalizada quando você receber o instrumento em mãos, íntegro.

P: Por que muitos dos instrumentos não são enviados com Nota Fiscal?
Os artesãos, no Brasil, se amparam numa lei que os exime de emitir NF para vendas a pessoas físicas. Como a Guitanda não se trata de um revendedor, mas de um canal de compras, onde você recebe o seu pedido direto do fabricante ou vendedor, os envios são feitos sem a NF. O mesmo ocorre no envio de instrumentos usados, cujos vendedores não possuam NF. Porém, todos os direitos de consumidor estão em vigor, pois o artesão e a Guitanda fornecem garantia, assistência técnica e suporte. O comprovante de compra (fatura) que é gerado pelo site, na área de cliente, possui as informações de seu pedido e é o documento necessário para acionar quaisquer desses serviços.
Além disso, o mercado de instrumentos artesanais é altamente tradicional, e o maior patrimônio dos artesãos é a sua reputação. As relações são baseadas na confiança e no nome. Por isso, é muito comum que as garantias dadas pelos artesãos excedam em muito as garantias exigidas por lei. A Guitanda seleciona somente artesãos de reputação e confiança, e dá também a garantia de que se responsabiliza em caso de falta por parte do artesão. Nos consulte para maiores dúvidas, e cremos que você irá gostar de perceber que a compra de um instrumento artesanal é um processo muito mais agradável e mágico, e com mais garantias, do que uma compra normal.

Atualizando Informações da Conta
(Em atualização)