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Violão Tessarin 1988 SP/BR (VENDIDO)

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Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)


Tessarin no.11 - Usado

Violão Clássico

 

Condição: estrutural (3,5/5), estética (3,5/5)

Tampo: Abeto europeu (maciço)

Fundo e laterais: Jacarandá baiano (maciço)

Braço: Mogno

Escala: Ébano, tradicional, 19 trastes

Formato do braço: “D”

Acabamento: PU

Rastilho/Pestana: Osso

Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)

Comprimento de corda: 648mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 40/62 mm

Tensor: Não

Estojo: incluso (usado)

Tarraxas: Schaller






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Detalhes

Violão Clássico Antonio Tessarin 1988 no.11:
 
(VENDIDO)
O luthier paulista Antonio Tessarin é renomado por seus instrumentos responsivos de timbre tradicional e sofisticado. E também renomado por seu detalhismo e obsessão na busca pela perfeição. Com forte foco em qualidade e sofisticação sonora, o luthier é frequentemente citado como referência em excelência construtiva, profissionalismo e constância, com instrumentos elogiados e admirados por diversos artistas, didatas e aficionados do meio violonístico.
 
Este instrumento, de 1988, é uma prova de que um grande luthier mostra suas qualidades desde os primeiros trabalhos. A excelência artística, apesar de lapidada, é aparentemente uma qualidade inata nos grandes construtores. Este exemplar é o violão número 11 do Tessarin, e teve apenas um único dono. O luthier utilizou as mais tradicionais madeiras neste instrumento, o jacarandá baiano no fundo e laterais, e abeto europeu no tampo. Braço de mogno e escala de ébano completam os materiais utilizado.

O violão tem o típico toque Tessarin, com sonoridade delicada, sofisticada, responsiva, muito colorido e equilíbrio. Equilíbrio que é uma espécie de marca registrada do luthier, e neste instrumento não poderia ser diferente. O violão é muito equilibrado, com todos os registros (graves e agudos) soando de forma harmoniosa. Seus bordões são nítidos, com timbre equilibrado e com bastante definição. As primas também possuem nitidez, com a terceira corda bem equilibrada. Talvez, para apontar detalhes, apenas as sobreagudas pudessem abrir mais, e o sustain de algumas posições têm leve desuniformidade entre si. O violão já teve um grande amadurecimento e possui sonoridade aberta, que deve continuar se desenvolvendo. Essa é a grande vantagem num violão de pinho como este, em que os anos geram uma sonoridade doce e aberta, que só as décadas propiciam.
 
A potência é média, dentro da luteria tradicional, mas com projeção bem definida, nítida, que faz a sonoridade chegar audível na distância. A gama dinâmica, portanto, é regular também, com boa nitidez nos pianos, mas sem muita margem para os fortes. O ataque é bem pronunciado, com decaimento normal (decai mais no principio e cada vez menos até atingir o ponto de sustentação), com sustentação média-baixa. Isso torna o instrumento articulado. Mas, com o timbre maduro, os cantabiles também funcionam, sendo um violão também expressivo.
 
A tocabilidade é boa, com um braço em forma de D, levemente chato atrás com curvas nas quinas. A espessura é mediana, sem forçar a mão esquerda a se fechar ou se abrir demais. A afinação é muito boa, com as oitavas bem precisas, mesmo num instrumento mais antigo.
O verniz utilizado é o poliuretano (PU), o que confere grande proteção, e com a idade, já com o processo de secagem bem adiantado, o que libera a sonoridade. Escala de ébano, tradicional, braço de cedro brasileiro.
 
Inclui estojo usado  e tarraxas Schaller.
 
Condição:
- estrutural: 3,5/5. Bom estado, nenhum histórico de reparo e braço reto. Abaulamento normal no tampo abaixo do cavalete, pela idade (mas com garantia do luthier).
- estética: 3,5/5. Algumas marcas superficiais no verniz do tampo, em pouca quantidade.
 

Resumo:

 
Pontos fortes: Timbre amadurecido, sofisticado, brilhante, colorido, equilibrio excelente, alta qualidade de construção, projeção nítida e articulação.
 
Pontos fracos: volume médio de concerto (considerando universo de luteria), com sustentação média-baixa. 
 
Conclusão: Um violão tradicional antigo, o que, por si só, é uma grande qualidade. É adequado para aqueles que buscam qualidade sonora, equilíbrio e projeção nítida. Um instrumento com equilibrio muito bom para repertório clássico, e música popular instrumental que necessite de primas tãos boas quanto os bordões. Pelo fato de ser bem articulado, tem uma parte rítmica interessante. É altamente recomendado para quem quer timbre sofisticado, delicado, com nuances diferenciadas de acordo com o toque, e não demanda tanto de potência. Gravações, recitais com boa acústica e salas médias, são excelentes aplicações deste instrumento. 

Informações Adicionais

Especificações Não

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