Bem Vindo à Guitanda!

Violão Arone 2009 SP/BR (VENDIDO)

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)

 

Claudio Arone 2009 - Usado

Violão Clássico

Condição: estrutural (5/5), estética (5/5)

Tampo: Abeto (sólido)

Fundo e laterais: Jacarandá baiano imperial (sólido)

Acabamento: Goma-laca

Tarraxas: Schaller

Comprimento de corda: 650mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42,5/58,5 mm











* Selecione a opção "À vista com desconto: depósito, cheque, dinheiro" ao finalizar a compra, e o desconto será aplicado antes da confirmação de fechamento do pedido






Diagonal

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

  • Frente
  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Fundo - diagonal
  • Mão - frente
  • Tarraxas Schaller
  • Mão - costas
  • Roseta e cavalete
  • Detalhe - roseta e filetação
  • Selo
  • Estojo AMS Luxo

Detalhes

Violão Clássico Claudio Arone 2009 SP/BR:
 
(VENDIDO)
 
O luthier brasileiro Claudio Arone é reconhecidamente um dos maiores luthiers do Brasil, com um trabalho consistentemente refinado, autor de grandes instrumentos de construção tradicional. O Arone se caracteriza pela extensa pesquisa que realiza em seu processo construtivo, e pela grande habilidade que possui na execução de seus trabalhos. Com décadas de carreira e uma média de menos de 10 violões construídos por ano, seu trabalho é detalhista e totalmente individual. Há um enorme tempo dedicado a cada instrumento, que recebe o foco de toda a atenção do luthier nos minimos detalhes da construção. Seus instrumentos são de alto padrão internacional, com sonoridade rica, sofisticada, responsiva e estética elegante. O Arone já exerceu a profissão de ourives, e na nossa opinião, até hoje, com seus violões, continua produzindo e lapidando jóias, mas agora, musicais.
 
É extremamente raro conseguir um violão Arone, pela sua baixa produção e pelo fato de que não há praticamente nenhum usado disponível para venda. Os proprietários de instrumentos Arone costumam mantê-los consigo. Por isso, é um enorme orguho podermos disponibilizar um Arone pela Guitanda.
 
Este exemplar, em estado de novo, é fruto de uma encomenda da própria Guitanda. Está sob nossa posse há pouco mais de 6 meses. Finalmente, o disponibilizamos para venda. Se trata do modelo com as melhores madeiras do luthier. Madeiras que estava estocadas há muitos anos, reservadas para uso especial. O tampo é de abeto alemão, de primeira qualidade, como se pode notar pelos veios retos, uniformes e pelas estruturas medulares (os rajados laterais) ao longo de toda a sua extensão. É obviamente um corte totalmente radial, mas não só isso: é um tampo envelhecido, selecionado pelo seu excepcional taptone e demais propriedades acústicas. O fundo e laterais são um espetáculo a parte. Raríssimo jacarandá baiano imperial, de tonalidade escura, quase negra. Ao olhar com mais atenção, se percebem veios marrons escuros, outros pretos, e veios esverdeados, típicos de jacarandás da época do Império no Brasil. Uma madeira linda, com sua tonalidade escura fazendo contraste dramático à tonalidade clara do tampo. O braço é feito de mogno, de raríssima radialidade e estabilidade (o luthier possui menos de 5 blocos de mogno para braço com essa qualidade), e a escala de ébano de primeira linha. É praticamente o melhor que se pode achar em termos de madeira para violão. Para coroar essa seleção de madeiras, o Claudio Arone decidiu fazer uma roseta especial, com madeira natural, de maple figurado.
 
A sonoridade tem a magia que caracteriza os instrumentos do Arone. Timbre doce e cristalino, encorpado, com incidência enorme de harmônicos em cada nota, dos mais graves aos mais agudos. Uma sonoridade definida, cremosa, rica e com grande resposta aos mais sutis estímulos. O ataque de cada nota é suave, mas com articulação suficiente para dar a sensação de contorno do som. Após o ataque, o som se sustenta bastante, decaindo lentamente, se mantendo com energia  e presença. Responde com qualidade aos planos de dinâmica, e com excepcional controle tímbrico. As notas são equilibradas, a terceira corda é fantástica e se harmoniza perfeitamente com as vizinhas, e a ressonância é muito consistente em todas as casas, apesar de sutis diferenças de ressonância típicas de violões novos. Os bordões são bem equilibrados com as primas, com boa definição e peso no ataque. É uma sonoridade muito difícil de descrever, mas que ao soar denota ao ouvinte claramente a estirpe nobre que a acompanha.
 
Além disso, o som é surpreendentemente maduro para a pouca idade. Já está pronto para palco, gravação ou qualquer uso profissional que se queira dar a ele. O que só nos leva a crer no incrível potencial que este violão ainda pode atingir com o passar dos anos. É o tipo de instrumento que revela todo o potencial do intérprete, mostrado as sutilezas pretendidas na interpretação. É claro, revelando também todas as carências. Por isso mesmo, é um instrumento excepcional para a formação musical, também servindo perfeitamente a quem quer se desenvolver e estudar, e não só a músicos profissionais já formados.
 
O volume é bom para um violão tradicional, acima da média de violões tradicionais de luteria. A projeção do som na distância é excelente, com muito alcance e nitidez.
 
A tocabilidade é ótima. O instrumento responde bem a toques potentes, sem trastejar, mesmo com cordas numa altura confortável para a mão esquerda. O braço tem forma de D, com abaulamento na parte de trás e arestas de curva suave que geram um bom apoio para o polegar em todas as posições. A espessura do braço é confortável, fina o suficiente para permitir à mão ficar numa posição relaxada, sem fechar ou abrir demais.
 
O verniz utilizado é a goma-laca. Um verniz bastante tradicional, orgânico, que propicia uma sonoridade mais livre e com mais harmônicos, nesse tipo de construção. A qualidade do acabamento do verniz também é excepcional, e o Arone consegue um brilho uniformidade no polimento, que são raros em goma-laca.
 
Inclui estojo térmico da marca AMS, luxo, usado em bom estado, e tarraxas alemãs Schaller, em perfeita conservação.
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo, e de qualidade de construção soberba.
- estética: 5/5. Ótimo estado, e o luthier ainda oferece uma revisão geral no verniz antes da entrega, tornando-o perfeito.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Timbre sofisticado com muitas nuances de colorido. Sonoridade encorpada em todas as cordas, muito equilibrada e madura acima da média. Notas agudas bastante abertas. Nitidez e projeção para palco. Sustentação muito boa. Qualidade de construção excepcional, montagem e acabamento sofisticados. Tocabilidade ótima. Madeiras altamente valorizadas.
 
Pontos fracos: É novo e precisa de mais amadurecimento para eliminar um ou outro ponto de menor ressonância, como é típico de instrumentos tradicionais novos. 
 
Conclusão: É um instrumento excepcional, de sonoridade rica e magica, de personalidade peculiar e resposta fidedigna. É um violão de concerto pleno, de nivel internacional, e com ele se pode conseguir resultados num nivel fino de realização musical.É uma oportunidade rara de se possuir um violão tradicional de alto nível, de um luthier cujo trabalho tem reconhecimento e admiração de grandes concertistas. Poder adquirir um instrumento Claudio Arone já é raro. Tê-lo pronta-entrega é mais raro ainda. E nessas condições de madeira e qualidade, bastante acima da média do próprio luthier, é algo muito provavelmente exclusivo.

Informações Adicionais

Especificações Não

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.