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Violão Sergio Barbosa 2009 SP/BB (VENDIDO)

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Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)


Sergio Babosa 2009 - Usado

Violão Clássico

Condição: estrutural (4,5/5), estética (3/5)

Tampo: Abeto (sólido)

Fundo e laterais: Bubinga (sólido)

Acabamento: Goma-laca

Tarraxas: Gotoh Premium

Comprimento de corda: 650mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42/58 mm

Estojo: incluso




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  • Roseta "romântica" e cavalete
  • Detalhe - roseta e filetação
  • Selo
  • Estojo

Detalhes

Violão Clássico Sergio Barbosa 2009:
(VENDIDO)
 
O luthier brasileiro Sergio Barbosa é um dos maiores talentos da sua geração. Começou a surgir no cenário brasileiro no início dos anos 2000, com um trabalho consistente que segue uma proposta de construção bastante tradicional, evocando a linhagem clássica do violão que vem desde meados do século 20. Seus instrumentos já foram elogiados por grandes concertistas brasileiros, e se caracterizam por grande sofisticação no timbre e resposta tímbrica, som bem sustentado e bom amadurecimento com os anos. O Sergio Barbosa também é um exímio violonista, o que o ajuda como luthier, ao saber o que buscar na sonoridade de seus instrumentos.
 
Este modelo foi construído de forma especial, com uma seleção de madeiras acima da média no estoque do luthier. O tampo é de Abeto envelhecido, com veios paralelos e estruturas medulares por toda a extensão que denotam um corte bem radial. O tampo envelhecido traz uma sonoridade mais aberta e desenvolvida do que a que tampos mais novos apresentariam. O fundo e laterais são de Bubinga, uma madeira africana, também chamada de Jacarandá Africano. Apesar de não ser propriamente um Jacarandá do gênero das Dalbergias, é uma madeira bastante densa, pesada, com veios muito retos. Acusticamente, dá mais brilho que o Jacarandá Baiano, e uma boa sustentação. Além disso, possui uma grande beleza estética, com diferentes tonalidades nos seus veios de tom amendoado e dourado, e efeitos figurados de reflexo de luz.
 
Além disso, possui detalhes estéticos diferenciados, como a lâmina de Maple na parte frontal da mão e a roseta artesanal com inspiração nos violões do século 19.
 
Ele tem um timbre tradicional, puxando pro doce, boas parciais graves, bastante harmônicos agudos, e bom peso de médios. É bem compacto nas parciais graves, tem uma fundamental forte, som bem encorpado nos bordões e nas primas, e com isso ganha excelente projeção na distância. O ataque é bastante redondo, esconde o ruído de unha, e o decaimento do som logo após o ataque é lento. Ou seja, a sonoridade se sustenta cheia por mais tempo, antes de sumir, o que torna o violão bastante sonoro. Responde bem a diferentes ângulos de toque, e diferentes formas de unha. É daqueles instrumentos que mudam de acordo com cada pessoa que toca, por ter boa maleabilidade de timbre. É um pouco temperamental também, tem que estar com o toque consistente senão ele acusa. Nesse sentido, é excelente para se desenvolver a sonoridade do músico.

O volume é bom para um violão tradicional, acima da média de violões tradicionais de luteria. E, com uma boa fundamental, e boa quantidade de harmônicos superiores, o som viaja bem, com bom alcance. Mas a ambiência também é boa, pois o timbre tem boa carga de harmônicos graves, dando uma projeção boa frontalmente e também lateralmente.
 
A tocabilidade é razoável, pois o violão funciona bem com cordas mais tensas. A pegada do violão e bem firme, o braço tem o formato de D, levemente achatado atrás com arestas arredondadas, e espessura média. Obviamente, tocabilidade depende da anatomia e gosto de cada instrumentista.
 
O verniz utilizado é a goma-laca. Um verniz bastante tradicional, orgânico, que propicia uma sonoridade mais livre e com mais harmônicos, nesse tipo de construção. Um ponto positivo é que o verniz no braço é o Poliuretano o que garante mais resistência ao desgaste nessa região. Escala tradicional de ébano e braço feito de cedro brasileiro.
 
Inclui estojo térmico de fibra, usado, em bom estado. As Tarraxas são Gotoh Premium.

 

Conservação:
- estrutural: 4,5/5. Ótimo estado, apenas possui uma marca funda no tampo, que chegou à madeira. Mas sem danos estruturais mais graves.
- estética: 3/5. Regular. Diversas marcas na goma-laca, todas superficiais, menos uma marca mais funda no tampo. 
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Timbre sofisticado, cremoso, com nuances de colorido. Sonoridade encorpada em todas as cordas, muito equilibrado. Sustentação muito boa, ataque macio. Grande versatilidade. Construção sólida e resistente a diversos climas. Estética bastante interessante, num estilo sóbrio e elegante.
 
Pontos fracos: Tocabilidade regular, nitidez boa mas não excepcional.
 
Conclusão: É um instrumento com pontos fortes na resposta tímbrica e na sustentação. Ele tem sonoridade cheia, bastante corpo nas primas, e timbre mais pro doce. A nitidez e a tocabilidade poderiam melhorar um pouquinho mas a expectativa é que com o amadurecimento, a nitidez se desenvolva mais, e a tocabilidade ainda é muito aceitável. Tocar um repertório clássico cai bem no violão, e música brasileira também. Mas, o que é muito interessante é que o violão também se comporta muito bem com música popular, bossa nova, etc.. além do repertório de concerto, o que é uma versatilidade rara. Por isso parece ser um instrumento ideal para quem precisa dele em diversas situações, e de quebra, parece ser muito resistente estruturalmente, pra se levar em viagens. Pela espessura não fina do tampo, é o típico instrumento que não deve se prejudicar com o tempo, pelo contrário, se beneficia com o amadurecimento, e deve ser um companheiro pra vida toda, constantemente evoluindo. Em muitos quesitos, ele não é excepcional, mas é um instrumento que se destaca na faixa de preço, e está entre as melhores opções que conhecemos no mercado. Com o desconto especial pelas marcas na estética, é imperdível, mesmo.

Informações Adicionais

Especificações Não

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