Bem Vindo à Guitanda!

Violão Sugiyama 1979 CD/IN (Venda Finalizada)

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(Venda Finalizada)

 

Sugiyama 1979 - Usado

Violão Clássico

Conservação: estrutural (4,5/5), estética (3,5/5)

Tampo: Cedro canadense (sólido)

Fundo e laterais: Jacarandá indiano (sólido)

Acabamento: PU brilhante


Comprimento de corda: 660mm

Espaçamento de cordas pestana/rastilho: 42/57 mm












* Selecione a opção "À vista com desconto: depósito, cheque, dinheiro" ao finalizar a compra, e o desconto será aplicado antes da confirmação de fechamento do pedido







 

Diagona

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

  • Frente
  • Diagona
  • Lateral
  • Fundo
  • Mão frente
  • Tarraxas
  • Mão - costas
  • Roseta e cavalete
  • Selo
  • Estojo

Detalhes

Violão Clássico Shigemitsu Sugiyama 1979:
 
(Venda Finalizada)
 
O luthier Shigemitsu Sugiyama está na categoria de luthiers lendários da história brasileira. Um dos pioneiros a construir instrumentos de alta qualidade no país, ele se notabilizou por seus instrumentos de acabamento refinado, construção sofisticada, e especialização na utilização do cedro canadense no tampo.
 
 Este instrumento, de 1979, é um exemplar do que consideramos a primeira fase do luthier, que vai até começo da década de 1980, em que ele se notabilizou construindo violões clássicos para um mercado de instrumentistas de concerto. Foi um instrumento dessa fase que o famoso concertista Turibio Santos usou. Já na sua segunda fase, seu foco de atenção se voltou para a fina nata da música popular brasileira, da qual João Bosco, entre outros, é um de seus admiradores. Neste exemplar aqui, da primeira fase, a sonoridade é delicada, com mais equilibrio de sonoridade entre primas e bordões, um timbre mais agudo e nítido que na segunda fase. Mantém o calor da sonoridade do cedro, com ataque pronunciado, som grave, excelente para música espanhola e repertório nacionalista.
 
A idade do instrumento, com 30 anos, influencia também numa sonoridade madura, com agudos desenvolvidos, e o comprador deste instrumento certamente poderá contar com um violão de som plenamente desenvolvido, sem precisar aguardar as décadas usuais. E pelo estado de conservação, o instrumento aparenta ser capaz de durar muitas décadas mais.
 
Como é marca registrada do Suguiyama, o acabamento e estética são fantásticos. O trabalho de arte na mão é algo digno de nota. Além disso, a escolha de excelentes madeiras é também um ponto forte do instrumento. Um cedro canadense no tampo com corte radial e boa densidade de veios, e um jacarandá com veios retos no fundo e laterais.
 
O verniz utilizado é o poliuretano (PU), o que confere grande proteção. O estado do verniz é muito bom para a idade, com poucas marcas e ainda mantendo o brilho.
 
Escala de ébano, tradicional, braço de mogno.
Inclui estojo térmico usado, em estado de conservação abaixo da média, mas bem funcional.
 
Conservação do instrumento:
- estrutural: 4,5/5. Excelente estado, nenhuma rachadura ou histórico de reparo. Super robusto. Leve angulação no braço, ainda dentro de um padrão normal e aceitável para instrumento clássico, principalmente para a idade.
- estética: 3,5/5. Algumas marcas no verniz, mas surpreendentemente bem conservado para a idade.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: sonoridade amadurecida, equilibrada, cremosa, estética a nivel de arte, valor de colecionador.
 
Pontos fracos: volume médio-baixo de concerto (considerando universo de luteria), variação de timbre tendendo à uniformidade, ação alta, talvez exigindo ajuste de rastilho (procedimento simples e barato).
 
Conclusão: Para quem aprecia o trabalho desse lendário luthier, e necessita de um instrumento de cedro com som amadurecido, muito bom estado de conservação, e status de instrumento cult, a um preço muito atrativo em relação aos valores atuais, é um violão plenamente satisfatório. Tem as características que fizeram o Sugiyama famoso, até o começo da década de 1980, próprias para o repertório erudito, mas também muito adequadas para o repertório popular.
 

 

Informações Adicionais

Especificações Não

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.