Detalhes
Violão Clássico Wolf Schmidt 2010:
(VENDIDO)
O luthier Wolf Schmidt, radicado em São Paulo, é um dos novos talentos que surgiram na luteria nacional na primeira década do século 21. Seu trabalho segue a linha de construção tradicional, com influência do espanhol Antonio de Torres, e tem tido boa recepção no cenário violonístico nacional, constando como premiação em concursos de interpretação musical.
Este modelo foi construído com madeiras bem curadas, e estava na coleção particular do próprio luthier. O tampo é de Abeto Engelmann com 20 anos de corte e estrutura radial bastante estável. O tampo denota sua idade até mesmo na aparência madura, que traz uma sonoridade mais aberta e desenvolvida do que a que tampos mais novos apresentariam. O fundo e laterais são de Pau-Ferro, uma madeira da região amazônica, com grande densidade e dureza, como o nome já expressa. As laterais, especificamente, são duplas, ou seja, com duas camadas, para equilibrar o brilho que o Pau-ferro proporciona, e trazer ganhos na sonoridade.
A sonoridade é a de um instrumento tradicional, com primas de sonoridade brilhante e encorpada e graves definidos e focados. O equilíbrio entre cordas é bom, os bordões e as primas ficam num nivel de ressonância balanceado, e a transição da terceira corda para as vizinhas é boa. O equilíbrio entre casas tem alguns pontos de melhoria, com algumas posições soando um pouco mais que as outras. O timbre é agradável, com boa relação entre fundamental e harmônicos, e com razoável variação de colorido sonoro. A sustentação é normal, e o nivel de volume regular, se considerando universo de luteria.
A tocabilidade é normal, o braço tem o formato de C, arredondado, com um leve abaulamento na parte de trás, e com espessura um pouco maior que a média.
O verniz utilizado é a goma-laca, seguindo a linha bem tradicional, Escala tradicional de jacarandá e braço feito de cedro brasileiro com um tirante de jacarandá escuro na parte de trás, para aumentar a resistência e também dar um charme estético. A roseta é confeccionada artesanalmente pelo próprio luthier.
Inclui bag flexível. E tarraxas alemãs Rubner.
Condição:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo.
- estética: 3,5/5. Algumas marcas na goma-laca, uma delas mais funda abaixo do cavalete.
Resumo:
Pontos fortes: Boa definição nos graves, e primas responsivas. Equilíbrio entre graves e agudos, sonoridade encorpada da primeira à sexta corda, timbre agradável e ataque bem articulado mas macio.
Pontos fracos: Volume e sustentação regulares para concerto. Resposta tímbrica boa, mas não excelente. Projeção levemente desfocada.
Conclusão: Um violão bastante promissor, indicado para músicos que queiram um instrumento com a sonoridade e resposta de violões tradicionais, bom equilíbrio entre cordas, afinação, e possibilidade de fazer música clássica com nuances interpretativas. O preço está excelente, o enquadrando num ótimo custo-benefício.
Informações Adicionais
Especificações | Não |
---|