Bem Vindo à Guitanda!

Violão Zabotto 2008 SP/BR (VENDIDO)

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado

R$0,00

Descrição Rápida

(VENDIDO)

Zabotto 2008 - Usado

Violão Clássico

 

Condição: estrutural (5/5), estética (3,5/5)

Tampo: Abeto (sólido)

Fundo e laterais: Jacarandá Baiano (sólido)

Braço: Mogno

Escala: Ébano, Sobreposta (tradicional), 21 trastes

Formato do braço: “D”

Acabamento: Verniz acrílico

Rastilho e pestana: Osso














Cordas: clássicas (nylon, carbono, similares)

Comprimento de corda: 662 mm

Tarraxas: Schaller

Estojo: incluso (usado)









* Selecione a opção "À vista com desconto: depósito, cheque, dinheiro" ao finalizar a compra, e o desconto será aplicado antes da confirmação de fechamento do pedido



 

Diagonal

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

  • Frente
  • Diagonal
  • Lateral
  • Fundo
  • Mão: frente
  • Tarraxas
  • Mão: costas
  • Roseta e cavalete
  • Detalhe: roseta e filetação
  • Estojo
  • Selo

Detalhes

Violão Clássico Eduardo Zabotto 2008 SP/BR:
 
(VENDIDO)
 
O luthier brasileiro Eduardo Zabotto tem seu atelier na cidade de Campinas-SP, e tem desenvolvido um trabalho progressivo na luteria, com instrumentos em faixa de valor bastante atrativa com boa relação custo-benefício.
 
Este é um instrumento com sonoridade que tende para escura, bem balanceado, com madeiras bem tradicionais. No tampo, o abeto (ou pinho), que dá maior colorido e nitidez ao timbre. No fundo e laterais, jacarandá baiano, que possui boa densidade e gera profundidade ao som. O violão apresenta boa fundamental e parciais graves, gerando som escuro e macio. O volume é mediano, dentro do universo de violões de luteria (em que o volume é bem superior a instrumentos industriais), e o equilíbrio entre primas e bordões.
 
Esteticamente, é um violão altamente ornamentado, com diversos detalhes na filetação, decoração de cavalete, pestana e rastilho, braço, etc. Produz um resultado visual diferenciado e rebuscado.
 
A tocabilidade é razoável. Com a escala longa, estilo Ramirez, de 662 mm, há mais espaço para posições apertadas, mas exigência maior de abertura de mão esquerda. Além disso, maior comprimento de corda gera um maior tensionamento da corda, que apesar de gerar mais potência, pode dificultar um pouco na tocabilidade. Por outro lado, é excelente para quem tem mãos grandes. O braço tem forma de D, com abaulamento na parte de trás e arestas de curva suave. A espessura do braço é confortável, fina o suficiente para permitir à mão ficar numa posição relaxada, sem fechar ou abrir demais.
 
O acabamento é de um verniz não convencional, de base acrílica. O efeito é similar ao da nitrocelulose: propicia mais proteção que a goma-laca, e fica mais sensível e sensitivo que o poliuretano. O braço é de mogno, e a escala de ébano, com surpreendentes 21 trastes, alcançando até a nota Dó sustenido.
 
Inclui estojo térmico usado, em condição mediana de conservação, e tarraxas alemãs Schaller, em ótima conservação.
 
Conservação:
- estrutural: 5/5. Excelente estado, é um violão novo, e de qualidade de construção soberba.
- estética: 3,5/5. Estado bom, algumas leves marcas no verniz, e 1 marca mais funda.
 
Resumo:
 
Pontos fortes: Equilíbrio e custo-benefício com boa seleção de atributos: madeiras valorizadas, tarraxas Schaller, estojo e 21 trastes.
 
Pontos fracos: Volume mediano. Sonoridade escura pode correr risco de ficar opaca para quem tem toque muito doce. Ornamentação rebuscada pode atrair alguns e repelir outros.
 
Conclusão: É um instrumento com bom custo benefício, e dificilmente se encontra algo similar, com o conjunto de atributos presentes, na faixa de valor. Vai bem pra quem tem som mais brilhante. Pra quem tem sonoridade mais doce, pode ficar opaco. Com o comprimento de corda maior, é recomendado para quem tem mãos de médias para grandes. É bastante indicado como violão de estudo para Clássico, e é um violão superior para acompanhamento vocal, principalmente em Bossa Nova e MPB, em que um timbre mais doce e escuro é bastante desejável.
 

Informações Adicionais

Especificações Não

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.